Como faço para descobrir a escala de um desenho pronto
Novo Tópico  Responder Mensagem

Fórum da Construção Civil - Índice do Fórum -> Softwares
Autor Mensagem
VIVIANE DE SOUZA
Usuário Novato

MensagemEnviada: Qua, 20 Ago 2008, 11:43    Assunto: Como faço para descobrir a escala de um desenho pronto Responder com Citação

Por favor, alguém bondoso poderia me socorrer?
Tenho um desenho feito no AutoCAD 2007, e não sei em qual escala ele foi feto, como eu faço para decobrir.

Agradeço o bom samaritano, que me ajudar.

E-Civil Ads
Fórum E-Civil
sutil
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Sex, 22 Ago 2008, 15:33    Assunto: Responder com Citação

O ideal é desenhar em escala 1:1, ou seja, 1unidade de desenho = 1m. Se vamos fazer um canteiro retangular de 1x3 metros desenhamos, então, um retângulo de 1x3 unidades de desenho (Drawing Units). Não faz sentido desenhar em cm ou mm, a não ser que a pessoa goste de apertar a tecla “0” (em mm, esse mesmo canteiro teria 1000x3000).

Algumas pessoas, no entanto, gostam de desenhar em cm ou mesmo em mm. E se recebermos um desenho feito assim; o que fazer? Neste caso, se quisermos passar o desenho para metros, precisamos usar o comando “SCALE”. Primeiramente, procure descobrir as medidas do desenho. Pegue, por exemplo, uma porta (ou outro elemento cujas dimensões sejam conhecidas ou estimadas por você) e meça a distância (comando DI) entre os batentes; se aparecer algo como 80, então o desenho está em cm. Se aparecer 800, estará em mm. Em seguida, descongele todos os layers (um layer congelado não pode ser editado). Digite SC, , ALL (selecionará todas as entidades do desenho), e clique num ponto qualquer para servir de referência ao comando. Neste ponto, o comando pedirá o fator de escala a ser usado. Se o desenho foi feito em cm, o fator será 0,01. Se em mm, 0,001. Este procedimento, no entanto, não funciona se houver alguma cota no desenho; as setas e números permanecem com o mesmo tamanho. Neste caso, teremos de desenhar em cm ou mm.

Fonte: http://www.auesolucoes.com.br/Revista/default.aspx?CodRev=33&CodNot=296
Usuário Novato

MensagemEnviada: Qua, 29 Out 2008, 09:01    Assunto: Responder com Citação

Por acaso você sabe como cotar um desenho em vista 3D?
Nâo to querendo pra isometrico mas sim em 3D mesmo...
No aguardo.
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Construção Civil - Índice do Fórum -> Softwares Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Este assunto também pode estar sendo discutido em algum destes itens relacionados
Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
Não há mensagens novas Autocad 2010 - descobrir escala nos arquivos DWG Softwares 2 Ter, 06 Jul 2010, 23:44
Por IsaacdeCristo
Não há mensagens novas Escala desconhecida de um desenho em PDF Discussões Gerais 6 Qua, 24 Abr 2013, 07:45
Por D.Graz
Não há mensagens novas Reutilização de alicerce pronto Cálculo Estrutural 0 Qua, 23 Out 2013, 10:07
Por jesusbft
Não há mensagens novas Industria do Ferro Pronto Na Construção Civil.(Urgente) Discussões Gerais 1 Sáb, 15 Abr 2006, 23:16
Por rreisen
Não há mensagens novas Tanque da FortLev pronto para instalar chega ao mercado Notícias 0 Qua, 13 Jul 2011, 13:26
Por fórum
Não há mensagens novas Faço Projetos 3D Anúncios, Profissionais & Serviços 7 Ter, 16 Ago 2011, 18:41
Por j3dmax

php BB © 2001, 2010 php BB Group