Como faço para descobrir a escala de um desenho pronto

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Softwares
Autor Mensagem
VIVIANE DE SOUZA
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Ago 20, 2008 11:43 am    Assunto: Como faço para descobrir a escala de um desenho pronto Responder com Citação

Por favor, alguém bondoso poderia me socorrer?
Tenho um desenho feito no AutoCAD 2007, e não sei em qual escala ele foi feto, como eu faço para decobrir.

Agradeço o bom samaritano, que me ajudar.
Links Patrocinados
sutil
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Ago 22, 2008 3:33 pm    Assunto: Responder com Citação

O ideal é desenhar em escala 1:1, ou seja, 1unidade de desenho = 1m. Se vamos fazer um canteiro retangular de 1x3 metros desenhamos, então, um retângulo de 1x3 unidades de desenho (Drawing Units). Não faz sentido desenhar em cm ou mm, a não ser que a pessoa goste de apertar a tecla “0” (em mm, esse mesmo canteiro teria 1000x3000).

Algumas pessoas, no entanto, gostam de desenhar em cm ou mesmo em mm. E se recebermos um desenho feito assim; o que fazer? Neste caso, se quisermos passar o desenho para metros, precisamos usar o comando “SCALE”. Primeiramente, procure descobrir as medidas do desenho. Pegue, por exemplo, uma porta (ou outro elemento cujas dimensões sejam conhecidas ou estimadas por você) e meça a distância (comando DI) entre os batentes; se aparecer algo como 80, então o desenho está em cm. Se aparecer 800, estará em mm. Em seguida, descongele todos os layers (um layer congelado não pode ser editado). Digite SC, , ALL (selecionará todas as entidades do desenho), e clique num ponto qualquer para servir de referência ao comando. Neste ponto, o comando pedirá o fator de escala a ser usado. Se o desenho foi feito em cm, o fator será 0,01. Se em mm, 0,001. Este procedimento, no entanto, não funciona se houver alguma cota no desenho; as setas e números permanecem com o mesmo tamanho. Neste caso, teremos de desenhar em cm ou mm.

Fonte: http://www.auesolucoes.com.br/Revista/default.aspx?CodRev=33&CodNot=296
Marcelo Moreira da Silva
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Out 29, 2008 9:01 am    Assunto: Responder com Citação

Por acaso você sabe como cotar um desenho em vista 3D?
Nâo to querendo pra isometrico mas sim em 3D mesmo...
No aguardo.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Softwares Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Este assunto também pode estar sendo discutido em algum destes itens relacionados
Tópico Autor Fórum Respostas Última Mensagem
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder Fixo: Regras para comentários sobre softwares Lucas Comentários sobre Softwares 0 Qui Mai 08, 2008 3:26 pm
Por Administrador
Não há mensagens novas Como faço para trabalhar como autônomo? fórum Discussões Gerais 1 Sáb Mar 08, 2008 10:52 pm
Por gabardo
Não há mensagens novas COMO COTAR UM DESENHO EM PERSPECTIVA ... fórum Softwares 2 Sáb Ago 23, 2008 3:13 pm
Por gedson
Não há mensagens novas como faço para o pc não interferencia... rick agostinhoamorim@ig.c Instalações Prediais 0 Qui Mai 15, 2008 1:29 pm
Por Visitante
Não há mensagens novas Como inserir escala no AutoCAD? fórum Softwares 4 Qua Nov 14, 2007 4:18 pm
Por Visitante