Como faço para descobrir a escala de um desenho pronto


Responder Mensagem

Como faço para descobrir a escala de um desenho pronto

VIVIANE DE SOUZA
postou em Qua, 20 Ago 2008, 11:43
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Por favor, alguém bondoso poderia me socorrer?
    Tenho um desenho feito no AutoCAD 2007, e não sei em qual escala ele foi feto, como eu faço para decobrir.

    Agradeço o bom samaritano, que me ajudar.


    _________________
    Viviane de Souza Maringolo
    Técnica em Edificações

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    sutil
    postou em Sex, 22 Ago 2008, 15:33
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 11

      O ideal é desenhar em escala 1:1, ou seja, 1unidade de desenho = 1m. Se vamos fazer um canteiro retangular de 1x3 metros desenhamos, então, um retângulo de 1x3 unidades de desenho (Drawing Units). Não faz sentido desenhar em cm ou mm, a não ser que a pessoa goste de apertar a tecla “0” (em mm, esse mesmo canteiro teria 1000x3000).

      Algumas pessoas, no entanto, gostam de desenhar em cm ou mesmo em mm. E se recebermos um desenho feito assim; o que fazer? Neste caso, se quisermos passar o desenho para metros, precisamos usar o comando “SCALE”. Primeiramente, procure descobrir as medidas do desenho. Pegue, por exemplo, uma porta (ou outro elemento cujas dimensões sejam conhecidas ou estimadas por você) e meça a distância (comando DI) entre os batentes; se aparecer algo como 80, então o desenho está em cm. Se aparecer 800, estará em mm. Em seguida, descongele todos os layers (um layer congelado não pode ser editado). Digite SC, , ALL (selecionará todas as entidades do desenho), e clique num ponto qualquer para servir de referência ao comando. Neste ponto, o comando pedirá o fator de escala a ser usado. Se o desenho foi feito em cm, o fator será 0,01. Se em mm, 0,001. Este procedimento, no entanto, não funciona se houver alguma cota no desenho; as setas e números permanecem com o mesmo tamanho. Neste caso, teremos de desenhar em cm ou mm.

      Fonte: http://www.auesolucoes.com.br/Revista/default.aspx?CodRev=33&CodNot=296

      _________________
      "Para o sucesso, atitude é igualmente tão importante quanto capacidade." (Harry F. Banks)

      Marcelo Moreira da Silva
      postou em Qua, 29 Out 2008, 09:01
      Usuário Novato | Mensagens: 1

        Por acaso você sabe como cotar um desenho em vista 3D?
        Nâo to querendo pra isometrico mas sim em 3D mesmo...
        No aguardo.

        Re: Como faço para descobrir a escala de um desenho pronto

        Visitante
        postou em Qui, 12 Out 2017, 09:58

          VIVIANE DE SOUZA escreveu:Por favor, alguém bondoso poderia me socorrer?
          Tenho um desenho feito no AutoCAD 2007, e não sei em qual escala ele foi feto, como eu faço para decobrir.

          Agradeço o bom samaritano, que me ajudar.

          1.- Pegue em algum elemento do desenho como por exemplo portas, janelas, etc., de que saiba a medida real e depois meça o mesmo elemento no desenho a que chamo "medida x" .
          2.- Pegue a ferramenta scale (escala) do AutoCAD e seleccione todo o desenho.
          3.- Na linha de comando ponha o valor da "medida x" do desenho e faça "enter" logo após te há de pedir a nova medida que consideramos a real para o nosso caso seria que conhecemos de portas, janelas, etc., que elegemos.
          A partir daí o desenho já aparece com as medidas reais certas. Bom proveito.

          Mário Roberto de Sousa

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Programas e apps de construção civil