Fundação pequena obra


Responder Mensagem

Fundação pequena obra

NEWSITEP
postou em Qua, 27 Ago 2008, 00:21
Usuário Novato | Mensagens: 2

    E o seguinte, sou novo no forum e gostaria da ajuda de VCs... Pretendo contruir um pequeno no fundo da minha casa e gostaria de saber na opnião de vcs qual seria o metodo de fundação buscando o nenor custo sem comprometer a qualidade e a segurança... A contrução consiste em dois pisos de 40 m2 (4,0 X 10,0) cada... sendo que no piso terreo sera um comodo de 4,0 X 5,0 (com um banheiro interno) e uma varanda de tambem 4,0 X 5,0 (com o vão da escada)... No segundo piso consiste em um quarto de 3,0 X 4,0... Um banheiro de 1,0 X 2,5 e uma sala Conjugada com uma cosinha de 4,3 x 5,0 + o vão da escasa de 1,2 X 5,0...

    Sobre o solo, o mesmo consiste em terra batida (terra vermelha), bastante compactada (não é aterro) ou seja solo bastante firme e

    plano.

    Me sugeriram o sistema de Sapata corrida, porem não sei se este seria o melhor metodo... Pretendo me orientar com um engenheiro

    civil... porem não querio ir do zero...

    agradeceria qualquer tipo de ideia e sugestão... tanto via forum ou ate mesmo para o meu imail
    ( sergiosros@terra.com.br)


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    FUNDAÇÃO PEQUENA OBRA

    IsaacdeCristo
    postou em Sex, 05 Jun 2009, 02:43
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado NEWSITEP,

      A fundação em sapata corrida seria uma opção adotável, não fosse a descrição que você já fez em seu texto, ou seja, a sapata corrida é justificada quando você tende a distribuir as cargas uniformemente sobre a fundação. Como você terá metade do pavimento térreo em varanda, provavelmente metade do pavimento superior estará sobre pilares, o que me leva a entender que haverão cargas concentradas nos pilares da varanda.

      Melhor será trabalhar mesmo com sapatas simples em cada pilar, já que pela sua descrição, usar sapatas corridas, imagine que você teria sapatas em toda a varanda mas não teria carga sobre esta sapata, a não ser aquelas (concentrada) nos locais dos pilares...

      Bom mesmo é fazer o que você já expressou, contratar um profissional para que ele adote a melhor solução a partir do projeto e da análise do solo.

      Boa sorte!!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Cálculo Estrutural