Lajes com barriga

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Cálculo Estrutural
Autor Mensagem
Geraldo Gomes
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Set 01, 2008 1:32 pm    Assunto: Lajes com barriga Responder com Citação

Comprei um apto, que o antigo proprietário construiu um cobertura em cima com laje premoldada(Tijolo de esopor). Esta laje está com barriga para baixo. A metragem dela é de 5m x 4m. Minha dúvida é a seguinte: Corre algum riscos desta laje ceder(cair)? O que posso fazer para reforça-la?

Obs.: Não têm peso em cima desta laje. Somente manta e um massa de cimento para proteger a manta e nivelar a laje.

Att.
Geraldo Gomes
Links Patrocinados
Fabiano de Sá
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Nov 04, 2008 4:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Normalmente a estrutura dá alguns avisos antes de sofrer um colapso( como abertura de trincas por exemplo), também é preciso verificar se as deformações que você mencionou estão acima daquelas previstas em Norma (NBR6118/2003) neste caso parece-me que o limite é l/250, ou seja, para um vão de 4m (400/250=1,60cm), quanto ao reforço, no caso de lajes normalmente coloca-se vigas para quebrar o vão ou aumenta-se a espessura da laje, lhe aconselho a procurar um calculista local.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Cálculo Estrutural Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Este assunto também pode estar sendo discutido em algum destes itens relacionados
Tópico Autor Fórum Respostas Última Mensagem
Não há mensagens novas Lajes fórum Softwares 0 Ter Abr 08, 2008 8:06 pm
Por Visitante
Não há mensagens novas Reforço de lajes MPF Cálculo Estrutural 3 Qua Mai 21, 2008 11:58 am
Por Richard
Não há mensagens novas Cálculo de lajes fórum Softwares 1 Qui Mai 11, 2006 11:32 pm
Por olavio n da silva
Não há mensagens novas Lajes Treliçadas Gerdau fórum Comentários sobre Softwares 0 Dom Abr 01, 2007 8:34 pm
Por fórum
Não há mensagens novas Biblioteca de Lajes Cypecad fórum Softwares 3 Ter Mar 25, 2008 10:45 am
Por callinas