Normas para tijolos


Responder Mensagem

Normas para tijolos

Jacob
postou em Seg, 01 Set 2008, 14:14
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Pessoal, é o seguinte. Comprei tijolos para murar meu lote, tijolos de 6 furos com medidas 24x14x9.

    Ocorre que após receber o material, andei passando a trena em alguns tijolos e quase todos estão com medidas 23,5 ou 23 ao invés dos 24. Meu pedreiro também disse que tinha muito tijolo "cru" no meio, fizemos uma experiência e colocamos alguns deles na água por uns 3 a 5 min e após retira-los conseguimos quebrar com a mão sem esforço algum, apenas com o uso dos três dedos.


    As minhas perguntas então são:

    1. O que diz a norma em relação às medidas? esta diferença de 0,5 a 1 cm por tijolo está dentro do permitido? (será porque eles não erram pra mais?)
    2. Quanto à resistência do tijolo, este enfraquecimento do tijolo com alguns minutos de água, está errado?
    3. Caso de fato este tijolo esteja fora da norma, se eu resolver ficar com eles (pretendo fazer uma proposta pra loja de derrubar bastante o preço) há algum prejuízo que eu possa ter, mesmo sendo para a construção de um muro onde o tijolo não terá função estrutural?
    4. Em caso de não conseguir acordo com a loja, há algum orgão sem ser o procon que eu possa denunciar que estão vendendo fora do padrão?

    valeu pessoal.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    fdholanda
    postou em Qui, 04 Set 2008, 12:03
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

      Bom dia, Jacob!

      De acordo com a norma NBR-07171, os tijolos cerâmicos só poderão fugir 3mm nas 3 dimensões, no esquadro e na flecha. A espesserua das paredes não poderão ser menores do que 7mm. Deverá ser feito um ensaio para medir a resitência à compressão, mas pelo que foi relatado, será reprovado com certeza. As exigências quanto as características visuais deverão ser aplicadas no lote inteiro. Para amostragem do lote de 1.000 a 30.000 blocos, dever-se-á retirar dupla amostragem de 13 blocos. Se na primeira amostra o número de unidades defeituosas for igual ou superior a 5 unidades, devemos condenar o lote. A absorção de água não deverá ser inferior a 8% nem superior a 25%. Quanto ao relatado, em minha opinião, você deveria devolver o lote ao invés de negociar o preço, para uma maior durabilidade do seu muro. Procure informação no CREA de sua região para obter informações acerca de denúncias de fabricação e comercialização de produtos não normatizados.
      Espero que ajude.

      _________________
      Fabiano Dias Holanda
      Eng. Civil

      Jacob
      postou em Sex, 05 Set 2008, 12:33
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

        fdholanda escreveu:Bom dia, Jacob!

        De acordo com a norma NBR-07171, os tijolos cerâmicos só poderão fugir 3mm nas 3 dimensões, no esquadro e na flecha. A espesserua das paredes não poderão ser menores do que 7mm. Deverá ser feito um ensaio para medir a resitência à compressão, mas pelo que foi relatado, será reprovado com certeza. As exigências quanto as características visuais deverão ser aplicadas no lote inteiro. Para amostragem do lote de 1.000 a 30.000 blocos, dever-se-á retirar dupla amostragem de 13 blocos. Se na primeira amostra o número de unidades defeituosas for igual ou superior a 5 unidades, devemos condenar o lote. A absorção de água não deverá ser inferior a 8% nem superior a 25%. Quanto ao relatado, em minha opinião, você deveria devolver o lote ao invés de negociar o preço, para uma maior durabilidade do seu muro. Procure informação no CREA de sua região para obter informações acerca de denúncias de fabricação e comercialização de produtos não normatizados.
        Espero que ajude.


        De fato o tijolo deles tá muito ruim. Vou fazer um muro e o período chuvoso vem ai, realmente pensando por este lado um desconto não seria interessante, depois gastarei muito mais pra consertar. Já solicitei a troca, no inicio fizeram pouco caso mas quando ameacei de denunciar trocaram imediatamente.

        Grato pela resposta.


        Responder Mensagem


        Construção civil, discussões gerais