Marquises em Maringa oque ocorreu?


Responder Mensagem

Marquises em Maringa oque ocorreu?

alexandresilvabh
postou em Qua, 29 Out 2008, 12:58
Usuário Nível 1 | Mensagens: 14

    Algum nobre colega poderia comentar a respeito das marquise que cairam no Edifício Dom Gerônimo, em Maringá, Rolling Eyes


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Marquises em Maringa oque ocorreu?

    Fabio Torres
    postou em Sex, 31 Out 2008, 19:06
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 116

      alexandresilvabh escreveu:Algum nobre colega poderia comentar a respeito das marquise que cairam no Edifício Dom Gerônimo, em Maringá, Rolling Eyes


      Erro de projeto? Execução? Patologia? Falta de manutenção? Sobrecarga?
      Qualquer um desses pode ser o fator responsável pela ruína da sacada do último pavimento, é difícil avaliar sem ter informações técnicas do projeto. As demais sacadas já é certo que ruíram pelo efeito dominó.

      abraço.

      Nando
      postou em Dom, 02 Nov 2008, 18:27
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 135

        Acredito que existia algum processo de infiltração na sacada do último pavimento que comprometeu a armadura (corrosão). Já trabalhei dois casos assim, que não chegaram a ruir (por pouco).
        Erro de projeto, acho improvável.

        Marqusies em maringa

        alexandresilvabh
        postou em Seg, 03 Nov 2008, 08:40
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 14

          Caro Nando
          Bem provável esta sua coloção, mas quando diz erro de projeto seria na execução? Acho que tem uma grande possibilidade de erro de execução claro que só um laudo poderá dizer o que houve. Mais ai que vamos aprender com erros quero deixar bem claro que não queremos falar de quem esta errada e sim do fato que ocorreu para que ela viesse a ruir.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Re: Marqusies em maringa

          Nando
          postou em Seg, 03 Nov 2008, 11:16
          Usuário Nível 3 | Mensagens: 135

            alexandresilvabh escreveu:Caro Nando
            Bem provável esta sua coloção, mas quando diz erro de projeto seria na execução? Acho que tem uma grande possibilidade de erro de execução claro que só um laudo poderá dizer o que houve. Mais ai que vamos aprender com erros quero deixar bem claro que não queremos falar de quem esta errada e sim do fato que ocorreu para que ela viesse a ruir.


            Alexandre,
            Quando me refiro a um erro no projeto, seria um erro no cálculo da estrutura mesmo. Mas acho improvável porque o cálculo de uma sacada pequena desse tipo é simples.

            Um erro na execução é um fator considerável. Uso de materiais impróprios, armadura não condizente com o projeto, falha na instalação da manta (ou falta da mesma), dentre outros.

            Nos dois casos que pude presenciar, existia uma infiltração grave com comprometimento da armadura devido a uma manta mal aplicada e em outro caso nem a manta colocaram!


            Responder Mensagem


            Construção civil, discussões gerais