FUNDAÇÕES X COMPACTAÇÃO


Responder Mensagem

FUNDAÇÕES X COMPACTAÇÃO

Sandro Luiz
postou em Qua, 19 Nov 2008, 15:34
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Preciso saber que consequências posso ter na edificação futura se a compactação do aterro não for feita corretamente.... E se não for feita a compactação do terreno que vai receber o aterro? o que pode acontecer, que solução pode me ajudar, levando em conta que o aterro ja foi feito ....


    Grato desde já

    abraço

    Sandro Luiz


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: FUNDAÇÕES X COMPACTAÇÃO

    Fabio Torres
    postou em Sex, 28 Nov 2008, 11:06
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 116

      Sandro Luiz escreveu:Preciso saber que consequências posso ter na edificação futura se a compactação do aterro não for feita corretamente.... E se não for feita a compactação do terreno que vai receber o aterro? o que pode acontecer, que solução pode me ajudar, levando em conta que o aterro ja foi feito ....


      Grato desde já

      abraço

      Sandro Luiz


      Sandro, a compactação deve ser feita sempre no solo de suporte do aterro (terreno) e também no aterro em camadas. A ausência de compactação, ou até mesmo feita de modo insatisfatório, vai resultar em recalques diferenciais, causando trincas na construção dentre outras anomalias.
      Recalques sempre existem, mesmo com uma compactação excelente, mas eles devem ser uniformes e mínimos (não diferenciais) que, em tese, não causam danos a estrutura.

      Se o aterro já foi feito e não teve compactação satisfatória, então você precisa pensar em soluções estruturais mais robustas para a construção, e que no caso de grandes obras, vai ser mais oneroso do que refazer o aterro. É um caso a se pensar.

      Um abraço.

      robmag
      postou em Sex, 28 Nov 2008, 12:10
      Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

        Caro Sandro

        Dependendo do tipo de obra a ser construída, calculam-se as cargas que descarregam nas fundações.

        Se não estamos confiando no aterro e nem no terreno superficial (suporte do aterro), temos que pensar em fundações profundas, como as estacas.

        Mas antes procure saber como são as camadas lá de baixo. Para isso consulte com seus vizinhos como fizeram suas fundações.

        Também pode-se conseguir informações de sondagens locais junto aos órgãos públicos como Prefeitura, Departamento de Água e Esgotos (DAE), Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), etc.


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais