Dimensões e ferragens para Viga


Responder Mensagem

Dimensões e ferragens para Viga

Fernando Spanghero
postou em Ter, 25 Nov 2008, 14:50
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa tarde.

    Venho por meio deste forum, tentar que alguem me ajude sobre as dimensões da seção da viga e ferragens á utilizar nela, para o seguinte caso:

    A viga em questão, irá atravessar pelo meio do terreno,o comprimento todo dele, sendo que o terreno tem as dimensões de 7,90m de frente e21m de comprimento. E claro que dentre a extensão da viga, pretendo utilizar 4 colunas, preenchendo o comprimento de 21m, ficando um espaçamento entre colunas de 4m.

    Por fim, essa viga servirá para apoiar uma laje de forro de altura H8 fazendo com que o vão livre pela largura do terreno, se reduza pela metade, para evitar a utilização de uma laje muito espessa e assim reduzir custo.

    Por favor, se alguem puder me ajudar com relação as dimensões da viga, e ferragem a utilizar, irão me ajudar muito...

    Obrigado e fico no aguardo de um retorno.

    Fernando.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    robmag
    postou em Qua, 26 Nov 2008, 21:48
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

      Caro Fernando

      A laje pre-moldada treliçada H-8 para fôrro (sobrecarga de 50 kg/m2), com lajotas cerâmicas , quando simplesmente apoiada nas duas extremidades, vence vãos máximos de 4,80 m (ou um pouco maior colocando ferragem negativa = laje contínua).

      Então você deverá ter vigas paralelas espaçadas de 4,80 m para apoiar a laje.

      robmag
      postou em Qua, 21 Jan 2009, 20:55
      Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

        Caro Thiago José,

        No site http://rmagnani.tripod.com/downloads.html você encontra na seção CONCRETO ARMADO, um programa em MS-DOS para calcular vigas contínuas.

        Abs,

        Roberto Magnani

        _________________
        Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
        Programador LISP para AutoCAD
        www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
        robertomagnani@uol.com.br


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais