Fundação - aterro


Responder Mensagem

Fundação - aterro

martini_alle
postou em Qui, 04 Dez 2008, 14:08
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Olá pessoal!
    Estou prestes a começar a construçao de uma casa de 120 m2 com dois pavimentos, onde será loja em baixo e casa em cima.. para ter uma ideia do tipo de fundação solicitei ao mestre de obras que cavasse um buraco para verificar a profundidade e o tipo de solo.. quando chegou nos 3 metros começou a minar agua e depois jogaram uma vara de ferro e deu mais uns 3 metros de fundura e parece ter chegado no firme...no terreno ao lado fica a casa da minha mãe que também era aterro (o mesmo solo) e foi feito com sapatas de 2,8 m de profundidade e não chegou no firme e mesmo assim minha mãe fez a casa e ainda colocou uma cobertura de telha colonial e graças a Deus não deu problema nenhum e trincamentos lah em casa eh raro. Por isso estou aqui pedindo encarecidamente a ajuda de um profissional para me dah alguma orientação de como posso fazer essa fundação. Será necessario bate-estaca ou tenho uma outra alternativa mais viável...a principio seria sapata.. dps dessa fundura acredito que vão querer colocar estacas (mas o preço eh muito alto, fiquei sabendo que eh em torno de 1500,00 cada coluna, ao total sao 15 colunas).Vou me reunir com o mestre de obras e queria jah de antemao ter alguma sugestao de outro profissional se tem um meio de baratear a obra... Por favor peço uma orientação segura e sincera com base na vida real. Sei que as respostas serão dadas por profissionais e defensores (com toda razao) da sua categoria mas sei também que se for pra seguir o que os eng dizem ou as formulas matemáticas, nao terei como construir minha tao sonhada casa, e ela nao sairá do papel, pois todo meu dinheiro vai na fundação!
    PS.: Nao quero que minha casa desabe e sei a importância de uma boa fundação e de um bom engenheiro.

    Outra pergunta: qual o valor em média da mão de obra para fazer essa fundação (lembrando: 120 m2)? (preço do metro quadrado do mercado de um bom/boa pedreiro/construtora)?

    Agradeço a atenção desde já!!!!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Fundação - aterro

    IsaacdeCristo
    postou em Dom, 09 Ago 2009, 09:50
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Martini,

      Pela sua descrição, não creio seja necessário "bate-estacas". Provavelmente um profissional indicará estacas tipo trado, mas para isso você deverá contratá-lo para que ele possa proceder com os cálculos necessários.

      Digo-lhe ainda que você não deve abusar da sorte em não ter problemas na casa de sua mãe. Quanto aos valores, o que você pagará a um engenheiro é muito pouco comparado ao valor da obra, do seu investimento como um todo e à SEGURANÇA que você terá, para seus familiares. Você poderá ter uma idéia de valores juntamente com o profissional que você contratar.

      Se discutir este assunto em meu forum, a partir de maiores detalhes de sua obra poderemos chegar a uma idéia de valores da obra...

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais