Apropriação de custos na construção civil


Responder Mensagem

Apropriação de custos na construção civil

fórum
postou em Dom, 21 Dez 2008, 20:46
Moderador | Mensagens: 220

    Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no E-Civil:

    Apropriação de custos na construção civil
    http://www.ecivilnet.com/artigos/apropriacao_de_custos.htm (http://www.ecivilnet.com/artigos/apropriacao_de_custos.htm)

    Trecho do artigo:

    A construção civil é por natureza uma atividade que envolve muitos custos, onde facilmente, as médias e grandes construções alcançam um orçamento na casa dos milhões ou bilhões de Reais. Acredita-se que um trabalho de orçamentação bem feito seja suficiente para garantir a previsão de custo de uma obra, fato que não é totalmente verdade, ou seja, o trabalho de orçamentação em si é apenas uma antevisão do custo da obra. Até os engenheiros menos experientes sabem que “custo orçado” é diferente de...


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Régis
    postou em Dom, 28 Dez 2008, 23:14
    Visitante

      Ótimo artigo, me ajudou bastante. Estou concluindo o curso de engenharia civil e tenho este tema para abordar no meu trabalho de conclusão. Faço estágio em uma construtora e fui incumbido de fazer a coleta de dados das apropriações da obra. Atualmente estou apropriando os custos da alvenaria, piso cerâmico e reboco. Mais tarde farei a apropriação do emassamento das paredes, porém tenho dúvidas de qual seria a metodologia específica para este serviço, não em relação à coleta de dados, mas em relação à padronização do método executivo do serviço, para obter dados mais consistentes. Grato

      Márcio
      postou em Seg, 29 Dez 2008, 21:15
      Visitante

        Régis, antes de tudo você deve fazer a especificação do serviço de emassamento. No caso: 1 - preparação da superfície (remoção de poeira, gordura, mofo, umidade, rachaduras, etc). 2 - aplicação uniforme de massa corrida com espátula ou desempenadeira, em fina espessura de 1 mm (exemplo); 3 - passadas X horas após a primeira demão, aplicar novamente a massa conforme o item 2.
        Após a especificação do serviço, deve-se definir as equipes.
        No caso deste serviço, é interessante numerar todas as paredes e tetos, e executar o serviço na ordem definida. Crie uma planilha com a numeração de todas as faces e suas respectivas áreas (isso facilitará o trabalho). Ao final do expediente anote o quanto de serviço foi executado, horas de pintor e ajudante e quanto de material foi gasto. Depois é só jogar tudo na planilha diária. Essa é a minha sugestão. Abs.

        Rômulo Costa
        postou em Seg, 19 Jan 2009, 10:32
        Visitante

          Muito bom, estou reciclando-me sobre esses assuntos de apropriação, amortização e exaustão.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          adão jorge
          postou em Seg, 19 Jan 2009, 21:30
          Visitante

            estou iniciando na parte empresarial agora, tenho experiencia em executar obras ,mas sempre tive o desejo de trabalhar de uma maneira seria e organizada dando segurança ao meu cliente,uma forma de oferecer um melhor custo beneficio,a muito ouvi falar deste assunto,gostaria muito de poder empregar em minhas obras grato

            Olegário
            postou em Ter, 27 Jan 2009, 13:41
            Visitante

              Existe um site na web e de uso gratuito ( www.controlaobra.com.br ), que serve somente para acompanhar os gastos da obra, gerando os dados em formato excel se for solicitado. Acho bem interessante para se integrar à apropriação dos custos de obras

              Claudir F.Socha
              postou em Dom, 08 Fev 2009, 10:41
              Visitante

                Em se tratando de construção civil, teremos que avançar ainda mais quando se trata de acompanhamento de obras. Pretendemos com esta ferramenta, melhorar os contrles internos da empresa, na busca por melhores resultados.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                FELINTOFERREIRANETO
                postou em Seg, 23 Mar 2009, 17:15
                Visitante

                  GOSTARIA DE SABER SE VOCES TEM UMA PLANILHA DE CONTROLE DE CUSTOS, E SE PODEM ME ENVIAR VIA EMAIL
                  felintoferreiraneto@hotmail.com

                  Marcelo Dal Pont Silverio
                  postou em Qui, 02 Abr 2009, 19:53
                  Visitante

                    "Muito bom, a respeito vcs tem planilhas de custos e orcamentos e controle de gerenciamento de obra" favor enviar...
                    construshop.sc@hotmail.com

                    Ramiro Rodriguez
                    postou em Sex, 01 Mai 2009, 00:31
                    Visitante

                      Esclarecedor; e traz dicas para controlar obras de qualquer porte...
                      Também gostaria de receber PLANILHA ORÇAMENTÁRIA caso alguém tenha.
                      prestservicene@hotmail.com


                      Responder Mensagem


                      Comentários sobre Artigos