Apropriação de custos na construção civil

Responder Mensagem
    Responder com Citação

fórum » Dom, 21 Dez 2008, 20:46

Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no E-Civil:

http://www.ecivilnet.com/artigos/apropriacao_de_custos.htm (http://www.ecivilnet.com/artigos/apropriacao_de_custos.htm)

Trecho do artigo:

A construção civil é por natureza uma atividade que envolve muitos custos, onde facilmente, as médias e grandes construções alcançam um orçamento na casa dos milhões ou bilhões de Reais. Acredita-se que um trabalho de orçamentação bem feito seja suficiente para garantir a previsão de custo de uma obra, fato que não é totalmente verdade, ou seja, o trabalho de orçamentação em si é apenas uma antevisão do custo da obra. Até os engenheiros menos experientes sabem que “custo orçado” é diferente de...

fórum
Moderador
Moderador

Fórum E-Civil »

Fórum E-Civil
    Advertising
    Advertising

Responder com Citação

Régis » Dom, 28 Dez 2008, 23:14

Ótimo artigo, me ajudou bastante. Estou concluindo o curso de engenharia civil e tenho este tema para abordar no meu trabalho de conclusão. Faço estágio em uma construtora e fui incumbido de fazer a coleta de dados das apropriações da obra. Atualmente estou apropriando os custos da alvenaria, piso cerâmico e reboco. Mais tarde farei a apropriação do emassamento das paredes, porém tenho dúvidas de qual seria a metodologia específica para este serviço, não em relação à coleta de dados, mas em relação à padronização do método executivo do serviço, para obter dados mais consistentes. Grato

Régis
    Visitante

Responder com Citação

Márcio » Seg, 29 Dez 2008, 21:15

Régis, antes de tudo você deve fazer a especificação do serviço de emassamento. No caso: 1 - preparação da superfície (remoção de poeira, gordura, mofo, umidade, rachaduras, etc). 2 - aplicação uniforme de massa corrida com espátula ou desempenadeira, em fina espessura de 1 mm (exemplo); 3 - passadas X horas após a primeira demão, aplicar novamente a massa conforme o item 2.
      Após a especificação do serviço, deve-se definir as equipes.
      No caso deste serviço, é interessante numerar todas as paredes e tetos, e executar o serviço na ordem definida. Crie uma planilha com a numeração de todas as faces e suas respectivas áreas (isso facilitará o trabalho). Ao final do expediente anote o quanto de serviço foi executado, horas de pintor e ajudante e quanto de material foi gasto. Depois é só jogar tudo na planilha diária. Essa é a minha sugestão. Abs.

Márcio
      Visitante

Responder com Citação

Rômulo Costa » Seg, 19 Jan 2009, 10:32

Muito bom, estou reciclando-me sobre esses assuntos de apropriação, amortização e exaustão.

Rômulo Costa
        Visitante

Fórum E-Civil »

Fórum E-Civil
          Advertising
          Advertising

Responder com Citação

adão jorge » Seg, 19 Jan 2009, 21:30

estou iniciando na parte empresarial agora, tenho experiencia em executar obras ,mas sempre tive o desejo de trabalhar de uma maneira seria e organizada dando segurança ao meu cliente,uma forma de oferecer um melhor custo beneficio,a muito ouvi falar deste assunto,gostaria muito de poder empregar em minhas obras grato

adão jorge
          Visitante

Responder com Citação

Olegário » Ter, 27 Jan 2009, 13:41

Existe um site na web e de uso gratuito ( www.controlaobra.com.br ), que serve somente para acompanhar os gastos da obra, gerando os dados em formato excel se for solicitado. Acho bem interessante para se integrar à apropriação dos custos de obras

Olegário
            Visitante

Responder com Citação

Claudir F.Socha » Dom, 08 Fev 2009, 10:41

Em se tratando de construção civil, teremos que avançar ainda mais quando se trata de acompanhamento de obras. Pretendemos com esta ferramenta, melhorar os contrles internos da empresa, na busca por melhores resultados.

Claudir F.Socha
              Visitante

Fórum E-Civil »

Fórum E-Civil
                Advertising
                Advertising

Responder com Citação

FELINTOFERREIRANETO » Seg, 23 Mar 2009, 17:15

GOSTARIA DE SABER SE VOCES TEM UMA PLANILHA DE CONTROLE DE CUSTOS, E SE PODEM ME ENVIAR VIA EMAIL
                felintoferreiraneto@hotmail.com

FELINTOFERREIRANETO
                Visitante

Responder com Citação

Marcelo Dal Pont Silverio » Qui, 02 Abr 2009, 19:53

"Muito bom, a respeito vcs tem planilhas de custos e orcamentos e controle de gerenciamento de obra" favor enviar...
                  construshop.sc@hotmail.com

Marcelo Dal Pont Silverio
                  Visitante

Responder com Citação

Ramiro Rodriguez » Sex, 01 Mai 2009, 00:31

Esclarecedor; e traz dicas para controlar obras de qualquer porte...
                    Também gostaria de receber PLANILHA ORÇAMENTÁRIA caso alguém tenha.
                    prestservicene@hotmail.com

Ramiro Rodriguez
                    Visitante

Responder Mensagem

• Tópicos relacionados
                        Respostas
                        Última Mensagem

Comentários sobre Artigos

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
                      Responder Tópicos Proibído.
                      Editar Mensagens: Proibído.
                      Excluir Mensagens: Proibído.