Fachadas expostas à chuva de vento


Responder Mensagem

Walter Santos
postou em Ter, 12 Abr 2011, 23:39
Visitante

    Boa noite, tenho um problema de infiltração pelo capote e por fissuras na minha casa, agravada mais ainda pelo tempo de construção + ou - 30 anos atrás, e que seu emboço foi feito utilizando barro, isso faz com que a absorção da água seja imediata e de forma demorada para secar, isto posto como posso solucionar este problema que além deste problemas já relatados ainda existe a incidência de ventos laterais que dificultam em muito o meu drama. Meu e - mail: walterfibrasa@hotmail.com


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Ajuda técnica.

    rodrigofreitas913
    postou em Seg, 25 Jul 2011, 10:53
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

      Olá senhores.


      No prédio onde é revestido de pastilhas. Essas pastilhas constantemente caem e representam um perigo.
      O valor médio para a troca integral das pastilhas é aproximadamente 100 mil reais.
      Como aqui no prédio não conseguimos arrecadar esse valor, o síndico deseja fazer uma "obra de igreja", uma parte por ano.

      Em anexo segue as fotos dos revestimentos. Um dos maiores problemas é a dilatação (devido ao sol) e o emboço/reboco da obra anterior que é muito ruim.

      O síndico quer retirar todas as pastilhas e o emboço/reboco antigo. Depois ele quer colocar um novo emboço e reboco. E parar por aí.
      O prédio ficaria com as quadro fachadas apenas no emboço/reboco por uns dois anos até arrecadar o dinheiro todo para colocar o revestimento de volta.
      Particularmente eu não apoio essa ideia e tento convencê-lo a não fazer isso, pois deixar o reboco exposto ao sol/chuva por dois anos não seria eficiente.
      Outro problema seria que quando uma nova firma fosse colocar o revestimento certamente alegaria que o reboco foi mal feito e levantaria dificuldade (aumentando os custos) para colocar o revestimento novo.

      Gostaria do apoio dos nobres colegas nas seguintes questões?

      Manter o emboço/reboco exposto e vulnerável a intempéries durante dois anos não é aconselhável. Qual o real prejuízo e conseqüências de deixar o prédio apenas no reboco por tanto tempo? Quero levar argumentos fortes para os condomínios para não autorizarem o obra dessa forma.
      Quero a garantia que o emboço/reboco tenha aderência e flexibilidade de excelência para que as pastilhas não caiam novamente. Como garantir isso? Qual o traço ideal? Qual o aditivo padrão para garantir aderência e flexibilidade?
      Sei que o uso de rejunte flexível também ajuda a manter o revestimento. Quais outras medidas para melhorar a aderência e flexibilidade?

      _________________
      Rodrigo Freitas
      Engenheiro de Segurança contra Incêndio e Civil
      Capitão Bombeiro Militar

      Bruno
      postou em Seg, 25 Jul 2011, 21:29
      Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

        Boa noite Rodrigo, tudo bem?

        Passo por um problema semelhante ao seu. Na verdade o problema principal não é a técnica, e sim a parte financeira do condomínio que quer fazer a "obra de igreja". Deixando claro que NÃO SE DEVE deixar o prédio no emboço/reboco. Vai deixar todos os apartamentos muito vulneráveis à infiltração.

        Já fiz alguns laudos e a idéia que dei, e deu certo, foi: juntar ao longo de meses dinheiro suficiente para compra de todo material, e em seguida contratar a mão de obra para realizar o serviço. Assim "pesa" menos para os condôminos e torna o serviço mais viável.

        Existem rejuntes no mercado com base elástica, esses são os que devem ser utilizados em fachadas expostas à altas temperaturas e chuvas. Rejuntes "frágeis" irão trincar sob essas condições, permitindo que o substrato seja atacado e perca a fixação com o azulejo/cerâmica.

        Não devemos esquecer também que a correta fixação deve ser obedecida, com dupla colagem quando possível. Conversando com um profissional de uma empresa que fornece cerâmicas para fachadas, ele me disse que 90% dos casos de "defeitos na fachada" se devem à vícios na execução da mesma. Por exemplo: o fachadeiro aplica o cimentcola (ou semelhante) de um lado ao outro do balancim, e quando ele vai começar a aplicar a cerâmica no começo o cimentcola está quase seco. Este é um caso, existem vários outros que me fazem desconfiar muito de fachadas executadas sem a devida supervisão.

        Abraços e boa sorte!

        _________________
        Bruno Gonçalves Faria
        Cálculo Estrutural
        bruno.gfaria@gmail.com

        Isso mesmo!

        rodrigofreitas913
        postou em Seg, 25 Jul 2011, 22:10
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

          Muito obrigado pela ajuda.

          Aqui não vai ser balacim não. Va ser no andaime.
          Imclusive o pedreiro amarrou os andaimes na minha grade e eles acabaram de se soltar... Mad

          O grande problema que o prédio quer deixar o mestre de obra a frente da empreitada, sem engenheiro, sem segurança nem nada...triste. A questão da supervisão vai ser um grande problema.

          Em relação ao traço e a colocação de aditivos , alguém têm alguma experiência positiva?

          [/img]

          _________________
          Rodrigo Freitas
          Engenheiro de Segurança contra Incêndio e Civil
          Capitão Bombeiro Militar

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          ops

          rodrigofreitas913
          postou em Seg, 25 Jul 2011, 22:14
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

            "inclusive"

            _________________
            Rodrigo Freitas
            Engenheiro de Segurança contra Incêndio e Civil
            Capitão Bombeiro Militar

            aderci
            postou em Ter, 20 Set 2011, 19:36
            Usuário Novato | Mensagens: 1

              bom dia ,sou novo por aqui e nen sei se estou no lugar certo mas acabei caindo aqui procuro uma resposta para um assunto até simples ,é o seguinte ,construi uma rampa de pre moldado para fazer uma escada para ter acesso ao outro nivel ,mas construi ela muito longa agora nao acerto com o tamanho dos degraus alguém pode me dar algum conselho ,o pé direito é de 2,70 ,a rampa ficou com 6,80 de comprimento gostaria de por os degraus com altura de pelo menos 16cm,qual seria o comprimento ,nao faço questao de patamar de descanço .desde já agradeço .

              Madeira Ecológica

              Emerson Ferreira
              postou em Dom, 09 Abr 2017, 11:36
              Usuário Novato | Mensagens: 2

                Emerson Matos escreveu:Ola amigos, não sei se estou no lugar certo para a minha pergunta, estou reformando um predio de 3 andares e tenho problemas com a umidade, e por ser um imovél de uns 30 anos , o reboco estão com rachaduras em alguns ponto estão caindo, os proprietarios querem revestir com pedra, isso pode ser feito sem correr algum risco? e tem algum material leve indicado? muito obrigado


                Bom dia Emerson se o prédio já tem 30 anos e querem revestir com pedras isso ficaria muito pesado o ideal seria um revestimento de Madeira Ecológica que e 50% mais leve que a Madeira Natural e 80% em relação a revestimentos de pedra na ( Eco Front Madeiras Ecológicas )tem ótimos produtos aqui para te ajudar

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem

                • Tópicos relacionados

                Comentários sobre Artigos