Estimativa orçamento prédio residêncial usando C.U.B.


Responder Mensagem

Estimativa orçamento prédio residêncial usando C.U.B.

Quitutes
postou em Seg, 02 Mar 2009, 18:13
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Prezados,

    Tenho a idéia de construir um prédio com 3 ou 4 andares; 4 apartamentos por andar; garagem(1vaga por ap); 60m2 de área útil cada unidade.

    A minha principal preocupação é se vou ter dinheiro pra terminar a obra, afinal são tantos esqueletos que vemos perdidos na cidade, que chega a assustar. E financiamento bancário da medo...

    Gostaria de saber se os cálculos baseados no C.U.B são confiáveis?
    Gostaria de ter uma noção antes de encomendar algum projeto, afim de não gastar dinheiro à toa, correndo o risco de ter algo que acabe demorando pra ser construído por falta de verba.

    A grosso, pergunto a vocês... posso chutar inicialmente pra descrição de prédio algo como segue:

    cada andar = 240m2 área privativa + 22m2 área comum = 262m2 tot.
    3 andares de apto = (262*3) 786 m2 Total
    andar térreo = +-350m2 de área construída incluindo garagem
    Área Tot. Prédio = 786+350 = 1.136m2

    Pergunto é coerente essa estimação de área construída que fiz? De 1.136m2 pra um prédio de 3 andares?

    O prédio seria sem subsolo, estacionamento no térreo. Seria bacana poder ter alguma área de lazer no prédio... e quem sabe um elevador afim de dar maior atenção às pessoas com dificuldade de locomoção. Sei que até 5 andares não é obrigatório, porém seria bacana. Além disso agrega valor... Sei que é complicado estimar algo sem pelo menos o projeto arquitetônico....

    Pelo que andei lendo, o CUB, no orçamento paramétrico, teriam diversos pesos/coeficientes de equivalência (geralmente pra menos) conforme o tipo de área da edificação.(uso comum externo e aberto = 0,25 , etc...)
    Porém como meu objetivo é o orçamento conservador, não sei se seria recomendável fazer tudo com coeficiente 1 afim de evitar sub-estimação inicial, preferindo uma sobre-estimação a principio.

    Supondo um predinho com 1.136m2:

    1.136 x R$994,52 (valor do CUB R8-A(dez/08) - São Paulo) = R$1.129.774,72

    Seria esse um chute conservador do custo da edificação? Estou sendo conservador demais? Ou de menos? Pois conforme o caso, posso pensar em 4 andares ao invés de 3... Teria sido mais apropriado usar o R16-A ou R16N como referencial do CUB?! O padrão de prédio seria algo classe média. Com um acabamento bonitinho. Porcelanato bom em algumas áreas... Mas nada de granito/mármore como revestimento... Enfim, algo de visual simpático.

    GRATO.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Estimativa orçamento prédio residêncial usando C.U.B.

    artursalves
    postou em Seg, 02 Mar 2009, 19:34
    Usuário Novato | Mensagens: 2

      Meu amigo, acredito que esteja correto sim, claro que podem ocorrer acréscimos se tiver elevador, hall de entrada mais sofisticado, etc.

      Quanto ao projeto caso se interesse, somos especializados nessa área.

      Ficamos no aguardo, para ajudar no que precisar.

      Att.

      _________________
      Artur Alves
      Dir. téc. Comercial
      +55 19 81704984
      Skype: alves.artur
      A&F Brasil Engenharia e Consultoria
      www.aifbrasil.com.br

      robmag
      postou em Seg, 02 Mar 2009, 21:04
      Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

        Caro Quitutes,

        A revista Construção da Editora PINI faz uma análise muito boa sobre custo de edifícios.

        Mas antes do orçamento convém definir a arquitetura e o acabamento.

        _________________
        Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
        Programador LISP para AutoCAD
        www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
        robertomagnani@uol.com.br

        Quitutes
        postou em Ter, 03 Mar 2009, 17:26
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

          Prezados, em primeiro lugar muito obrigado pelas respostas até o momento. Desse modo vou tendo melhor noção de tudo...

          O CUB não incluiria a instalação de possível elevador? No caso pra esse tipo de prédio(3 ou 4 andares, valeria apena por? Quanto seria o custo mais ou menos elevador com capacidade em torno de 6 pessoas...?

          BDI, pelo que entendi, é usado em orçamentos como "Benefícios Diretos e Indiretos" e inclui várias coisas, inclusive o lucro+despesas não diretas da obra por parte do construtor, certo? Desse modo, pergunto, O CUB inclui o BDI?


          Grato!

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Quitutes
          postou em Ter, 03 Mar 2009, 17:31
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

            robmag escreveu:Caro Quitutes,

            A revista Construção da Editora PINI faz uma análise muito boa sobre custo de edifícios.

            Mas antes do orçamento convém definir a arquitetura e o acabamento.


            Robmag, tenho comprado essa revista já têm um tempo afim de me informar melhor, inclusive, no web-site deles têm um serviço chamado "orçamento expresso", porém pelo que vi, vai ser útil só se preenchido por alguem que "manje", pois têm vários campos a serem preenchidos especificando várias coisas...

            At

            caxiense
            postou em Ter, 23 Jun 2009, 01:31
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

              Caro Quitutes,

              Não saberia te dizer o valor de um elevador, mas o valor dessa obra com um bom acabamento dá pra ser feita com R$ 700.000,00 tranquilo, já incluído os projetos.

              engbruno
              postou em Qui, 22 Out 2009, 22:40
              Usuário Novato | Mensagens: 2

                Caro Quitutes,
                Sou Engenheiro Civil e Elétrico!
                Tenho experiência e indicações pra tal empreitada!
                Realizo a sua obra por R$850,00 o m2; tudo por minha conta: material, projeto estrutural, projeto elétrico, aprovação na prefeitura, acompanhamento da execução da obra e execução da mesma pela minha equipe de profissionais!
                Qualquer dúvida, é só falar!
                Boa sorte, Bruno.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Estimativa orçamento prédio residêncial usando C.U.B.

                IsaacdeCristo
                postou em Qui, 22 Out 2009, 23:35
                Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

                  Caro amigo Quitutes,

                  Há muito o que se discutir até que se chegue ao valor real desta obra. Se possível leve também esta discussão para o Fórum Conhecendo Obras (http://www.conhecendoobras.com.br), que também poderemos desenvolver esta discussão lá.

                  Acredito que uma leitura do meu livro Conhecendo Obras - 2ª Edição - Ideal para quem pretende construir, reformar ou investir em imóveis" lhe será muito útil.


                  Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 16:05, num total de 4 vezes
                  _________________
                  Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
                  Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
                  Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

                  Re: Estimativa orçamento prédio residêncial usando C.U.B.

                  Rodrigo Nunes Gomes
                  postou em Sex, 23 Out 2009, 12:01
                  Usuário Nível 1 | Mensagens: 32

                    Quitutes escreveu:Prezados,

                    Tenho a idéia de construir um prédio com 3 ou 4 andares; 4 apartamentos por andar; garagem(1vaga por ap); 60m2 de área útil cada unidade.

                    A minha principal preocupação é se vou ter dinheiro pra terminar a obra, afinal são tantos esqueletos que vemos perdidos na cidade, que chega a assustar. E financiamento bancário da medo...

                    Gostaria de saber se os cálculos baseados no C.U.B são confiáveis?
                    Gostaria de ter uma noção antes de encomendar algum projeto, afim de não gastar dinheiro à toa, correndo o risco de ter algo que acabe demorando pra ser construído por falta de verba.

                    A grosso, pergunto a vocês... posso chutar inicialmente pra descrição de prédio algo como segue:

                    cada andar = 240m2 área privativa + 22m2 área comum = 262m2 tot.
                    3 andares de apto = (262*3) 786 m2 Total
                    andar térreo = +-350m2 de área construída incluindo garagem
                    Área Tot. Prédio = 786+350 = 1.136m2

                    Pergunto é coerente essa estimação de área construída que fiz? De 1.136m2 pra um prédio de 3 andares?

                    O prédio seria sem subsolo, estacionamento no térreo. Seria bacana poder ter alguma área de lazer no prédio... e quem sabe um elevador afim de dar maior atenção às pessoas com dificuldade de locomoção. Sei que até 5 andares não é obrigatório, porém seria bacana. Além disso agrega valor... Sei que é complicado estimar algo sem pelo menos o projeto arquitetônico....

                    Pelo que andei lendo, o CUB, no orçamento paramétrico, teriam diversos pesos/coeficientes de equivalência (geralmente pra menos) conforme o tipo de área da edificação.(uso comum externo e aberto = 0,25 , etc...)
                    Porém como meu objetivo é o orçamento conservador, não sei se seria recomendável fazer tudo com coeficiente 1 afim de evitar sub-estimação inicial, preferindo uma sobre-estimação a principio.

                    Supondo um predinho com 1.136m2:

                    1.136 x R$994,52 (valor do CUB R8-A(dez/08) - São Paulo) = R$1.129.774,72

                    Seria esse um chute conservador do custo da edificação? Estou sendo conservador demais? Ou de menos? Pois conforme o caso, posso pensar em 4 andares ao invés de 3... Teria sido mais apropriado usar o R16-A ou R16N como referencial do CUB?! O padrão de prédio seria algo classe média. Com um acabamento bonitinho. Porcelanato bom em algumas áreas... Mas nada de granito/mármore como revestimento... Enfim, algo de visual simpático.

                    GRATO.



                    Caso seu terreno seja bom e não precise de nunhuma fundação muito cara, voce pode se basear em 80% a 90% do cub/m2.
                    Incluindo, elevador, etc....

                    Att
                    Rodrigo

                    _________________
                    Rodrigo Nunes Gomes
                    Eng Civil e Serg. Trab.

                    Investimento

                    wilsonffmatos
                    postou em Qui, 15 Abr 2010, 23:30
                    Usuário Novato | Mensagens: 1

                      Tenho lido as mensagens e gostado muito. No caso acima, o custo envolve o terreno? Fazendo os cálculos, está dando R$ 75.000,00 aproximadamente; por quanto poderia ser vendido cada unidade? Por 850,00/m2, qual tipo de acabamento estaria sendo oferecido?


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Construção civil, discussões gerais