Uso da Madeira de Eucalipto Tratado na Construção Civil


Responder Mensagem

Uso da Madeira de Eucalipto Tratado na Construção Civil

rogeer_aff
postou em Sex, 06 Mar 2009, 19:29
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Pessoal, estou construindo uma casa e o proximo passo é fazer o madeiramento e cobri-la. Estive pesquisando sobre madeira e percebi que há poucas opções no mercado (garapeira e cambará são as mais encontradas), e que o eucalipto e o pinus tratado com o processo de Autoclave, ainda que pouco utilizadas, também são opções. Gostaria de saber se alguem conhece ou ja viu alguma residencia que utilizou o eucalipto tratado? Realmente é uma boa opção no que diz respeito a qualidade e durabilidade? Alguem conhece alguma empresa na região de Campinas-SP especilaizada nesse tipo de madeira? Algum outro tipo de madeira de boa qualidade com custo menor que a garapeira?

    Desde já agradeço muito a colaboração
    Roger


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Uso da Madeira de Eucalipto Tratado na Construção Civil

    IsaacdeCristo
    postou em Dom, 14 Jun 2009, 20:17
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Roger,

      O Eucalípto não é uma madeira de alta resistência mecânica e portanto é pouco utilizada para estrutura de telhado. Por outro lado os tratamentos visam a proteção e durabilidade, não aumentando sua resistência mecânica.

      Melhor ver junto aos fornecedores de sua região as outras melhores opções disponíveis.


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 11:25, num total de 3 vezes
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      luis oscar
      postou em Sáb, 09 Jan 2010, 01:05
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        amigo roger, sei que o topico e antigo, e com certeza já terá feito sua cobertura, porem achei bom deixar aqui minha opinião:
        existem varios tipos de eucalipto; entre eles, dois tipos são os mais utilizdos: o branco (geralmente utilizado para postes e palanques) e justamente tratado em auto clave, pela sua baixa durabilidade em estado natural; porem o eucalipto rosa, ou "eucalipto de cerne" possue exelente resistencia mecânica o que faz desta especie uma otima opção tanto para coberturas como para acabamentos internos como forros e asoalhos, inclusive para janelas e portas.
        obviamente deve adquirir a madeira de fornecedor sério, que tenha observado entre outros, os procedimentos de corte e periodos de estocagem certos antes de comercializar seu produto.
        tanto a estrutura da cobertura, quanto alguns acabamentos (forro e asoalho do mesanino) da minha residencia foram feitos com este tipo de aucalipto
        retirados inclussive de meu proprio reflorestamento, por isso posso le garantir que e uma exelente opção!!

        Uso da Madeira de Eucalipto Tratado na Construção

        Suzana
        postou em Seg, 11 Jan 2010, 13:36
        Usuário Novato | Mensagens: 2

          Boa tarde,

          A Editora Blucher tem um livro que pode solucionar algumas destas dúvidas.

          Manual de Tecnologia da Madeira
          Folheie o livro no link:
          http://www.blucher.com.br/livro.asp?Codlivro=04367

          Abraços,

          Suzana Yonamine

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Eucalipto rosa para telhado

          Gsanglard
          postou em Qua, 02 Ago 2017, 04:04
          Visitante

            Boa noite, amigos.

            Prezado Luiz.

            você pode dizer hoje sobre a estrutura do seu telhado em eucalipto. Depois desses anos você ainda recomenda?


            luis oscar escreveu:amigo roger, sei que o topico e antigo, e com certeza já terá feito sua cobertura, porem achei bom deixar aqui minha opinião:
            existem varios tipos de eucalipto; entre eles, dois tipos são os mais utilizdos: o branco (geralmente utilizado para postes e palanques) e justamente tratado em auto clave, pela sua baixa durabilidade em estado natural; porem o eucalipto rosa, ou "eucalipto de cerne" possue exelente resistencia mecânica o que faz desta especie uma otima opção tanto para coberturas como para acabamentos internos como forros e asoalhos, inclusive para janelas e portas.
            obviamente deve adquirir a madeira de fornecedor sério, que tenha observado entre outros, os procedimentos de corte e periodos de estocagem certos antes de comercializar seu produto.
            tanto a estrutura da cobertura, quanto alguns acabamentos (forro e asoalho do mesanino) da minha residencia foram feitos com este tipo de aucalipto
            retirados inclussive de meu proprio reflorestamento, por isso posso le garantir que e uma exelente opção!!


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Construção civil, discussões gerais