Baldrame com ou sem formas?


Responder Mensagem

Baldrame com ou sem formas?

mtelles
postou em Seg, 28 Jul 2014, 20:22
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Boa noite,

    Sou novo no fórum e sou formado técnico em edificações e iniciarei a faculdade engenharia civil agora. Depois de tanto ler o site e resolver dúvidas frequentes resolvi fazer uma pergunta.

    Sempre vejo algumas obras por fotos ou até mesmo presencialmente a escavação das sapatas e das vigas baldrames porém na hora da concretagem qual é o correto, o uso de formas ou concretar diretamente na própria terra, sei que o ideal é o uso de um lastro de concreto magro para evitar o contato do ferro com a terra, porém a dúvida é quanto ao risco da terra sugar a aguado concreto, existe essa possibilidade ou estou equivocado, afinal qual o correto, o uso de forma ou concretar na própria terra?

    Agradeço se puder esclarecer essa dúvida.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    grayol
    postou em Seg, 28 Jul 2014, 20:37
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 95

      utilizar forma. Sem ela, modificação de umidade e continuidade. Aplicar, previamente, pelo menos 5cm de concreto. Ver NBR6122.

      Baldrame com ou sem formas?

      IsaacdeCristo
      postou em Qua, 30 Jul 2014, 11:20
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Prezado MTelles,

        Jamais devemos concretar a viga diretamente sobre o solo, antes é necessário estabilizar bem o solo e como você bem disse, aplicar um concreto magro. Também usa-se lona impermeabilizante. NUNCA devemos utilizar madeira na parte inferior da viga, quando não for possível retirá-la depois, já que com o passar do tempo, a madeira apodrecerá e deixará um vazio, falsificando a transmissão de carga diretamente da viga baldrame para o solo.

        Boa sorte!


        Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 31 Jul 2014, 23:27, num total de 1 vez
        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        mtelles
        postou em Qui, 31 Jul 2014, 20:50
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

          Agradeço a todos pelas respostas, me ajudou muito. Agora sei o correto, grato!

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem


          Cálculo Estrutural