Evitando a flambagem.


Responder Mensagem

Evitando a flambagem.

mtelles
postou em Ter, 05 Ago 2014, 21:39
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Boa noite, estou acompanhando a construção de uma casa vizinha e como sou técnico em edificações por curiosidade e gostar de viver o dia a dia da obra eu comecei a fazer amizade com o construtor da obra e ele me disse que sera uma residencia com garagem e mais dois andares acima, terrenode mais ou menos 6.5 x 13, e vi ele fazendo 20 sapatas de 70x70x50 e colocando pilares de pelo que pude ver com seção de 15x25 com 4 ferros de 3/8 com estribos que me pareçe ser 3/16 de 20cm em 20 cm, como ele não sabe que sou técnico eu resolvi dar uma de joão sem braço e perguntar em palavras não tão técnicas se ele saberia dizer se aquela pilar suportaria as cargas da laje ou até mesmo uma flambagem ele disse que suporta sim que não terá problema. Agora minha pergunta em caso de evitar uma futura flambagem seria apenas necessário apenas aumentar de 4 para 6 ferros ou apenas diminuir os espaços entre estribos, qual seria mais eficaz para evitar as forças sobre essa pilar?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    e dando de joão sem braço aqui também, né

    grayol
    postou em Qui, 07 Ago 2014, 17:00
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 95

      1. Evitar flambagem você calcula, tem essa de aumentar ferro somente por aumentar, não. Para tal cálculo em pilares o crucial não foi informado, esbeltez.

      2. "qual seria mais eficaz para evitar as forças (sic) sobre essa pilar?"
      As duas interpretações que tive do questionamento tem a mesma resposta:
      Dadas as duas opções - aumento de seção de aço (As) e redução de espaçamento de estribos, diria a primeira.

      3. "se ele saberia dizer se aquela pilar suportaria as cargas da laje ou até mesmo uma flambagem ele disse que suporta sim que não terá problema."
      Ele deveria dizer o quê? Sabe de nada, John Snow. Extremamente provável se caso perguntasse "se aquele pilar suportaria as cargas de empuxo da viga" ele daria a mesma resposta.


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Cálculo Estrutural