caixa de passagem/gordura PVC versus alvenaria


Responder Mensagem

caixa de passagem/gordura PVC versus alvenaria

hubert
postou em Sex, 22 Ago 2014, 14:22
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Bom dia,
    Sou novo no fórum e não sou engenheiro nem arquiteto mas estou desenhando a casa que pretendo construir em SKP para assim poder saber quanto a obra em total pode custar.
    Cheguei na parte do esgoto, a caixa de gordura e passagem.
    Os de PVC não tem o mesmo tamanho que as medidas obrigatórias (pelo que entendi) de 60 x 60 de alvenaria. Porque a diferença? Afinal, a caixa de alvenaria ficará com uma tampa enorme (e feio) enquanto os de PVC são mais discreto....

    atenciosamente


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Caixa de passagem/gordura PVC versus alvenaria

    IsaacdeCristo
    postou em Sáb, 23 Ago 2014, 07:56
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Humbert,

      As caixas devem ser dimensionadas de a acordo à necessidade de esgotamento da edificação, que por sua vez depende da quantidade de usuários, etc. Comumente, as caixas em PVC são menores, mas suficientes para os usos mais comuns ou que não demandem grandes quantidades de dejetos a serem esgotados. Já as caixas em alvenaria podem ser dimensionadas com mais folga e devem ser usadas, preferencialmente, nas situações que demandem maior quantidade de dejetos. O correto para tal dimensionamento é seguir o projeto das instalações sanitárias e de esgotamento.

      Boa sorte.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      hubert
      postou em Sáb, 23 Ago 2014, 08:03
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

        obrigado pela resposta. Mas você disse que de alvenaria pode ser dimensionado com mais folga conforme a qta de detritos enquanto eu tenho a informação que a medida mínima é de 60 x 60....
        Se eis não é o caso, qual é a medida obrigatória ?
        Eu podia fazer um conforme o tamanho da caixa em PVC, disponível no mercado.
        Para a informação, a casa terá dois vasos, um chuveiro, uma cozinha simples.

        mauromarc
        postou em Qua, 24 Set 2014, 10:41
        Usuário Nível 2 | Mensagens: 73

          Prezado Hubert;

          Certa vez fiquei na dúvida entre utilizar as caixas de PVC ou utilizar as de alvenaria e comprei algumas de PVC.
          Quando da execução da obra, comecei a ter alguns problemas que o pessoal da loja não te passa, como por exemplo o controle da declividade da tubulação. Dependendo do terreno ou de a extensão da linha a caixa de PVC fica limitada e você tem que abri mão de "prolongadores" para as tampas e as vezes os prolongadores não dão a altura desejada para a tampa da caixa ficar rente com a superfície do terreno e seu fundo trabalhar bem na declividade mínima para escoamento dos dejetos. Resumindo: Briguei muito com o pessoal da loja e resultado: várias caixas de PVC guardadas e inutilizadas e o que funcionou bem foram as de alvenaria, por que todas as cotas de fundo das caixas foram executadas corretamente as tampas deixadas paralelas ao piso perfeitamente. Por isso cuidado com a utilização das caixas de PVC. Eu particularmente não recomendo.

          Abraços.

          _________________
          Mauro Marcelo Correa
          Engenheiro Civil
          Cel: (35) 9 9831-9764
          E-Mail:mauro.mcorrea@yahoo.com.br

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          EngTAG
          postou em Qui, 06 Set 2018, 10:30
          Usuário Novato | Mensagens: 1

            Bom dia, estou com a mesma dúvida sobre as dimensões mínimas das caixas de inspeção.

            Ao contrário do que falaram anteriormente, as caixas de inspeção não são dimensionadas acordo com a necessidade de esgotamento da edificação. A NBR 8160 apenas cita as dimensões mínimas das caixas de inspeção, que são de 0,6x0,6m e a altura máxima de 1,0m (acima de 1,0m deve-se usar poços de visita). Porém, as caixas de pvc vendidas não cumprem esse requisito, são bem inferiores inclusive, e já vi até mesmo caixas de alvenaria projetadas com 50x50cm.

            Cheguei a ligar na central de atendimento da TIGRE para tentar entender porque o produto deles não atende a NBR nesse requisito e o que me falaram é que realmente a caixa deles não tem 60cm e que eu precisava entrar em contato com a Companhia de Saneamento pra tirar essa dúvida.

            Aparentemente essas caixas de PVC funcionam bem para pequenas edificações, minha dúvida é se ao usá-las eu posso ter problemas com eventuais vistorias do CREA ou da Companhia de Saneamento por não atender os requisitos da norma.


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Instalações Prediais