Reforço em viga

Responder Mensagem
    Responder com Citação

Reforço em viga

jammarinho » Qua, 17 Set 2014, 15:00

Amigos, projetei uma viga de 19x50 cm com vão de 8,65 m com 3 F 20 mm na face inferior. A flecha está dentro dos limites pois não existe alvenaria diretamente sobre ela (viga), apenas o seu peso e a carga das lajes. Por erro, foi enviado para a obra o desenho de um estudo anterior, descartado por mim, com 4 F 12,5 mm na face inferior e que foi executado. Recebi ligação do engenheiro da obra informando sobre fissuras verticais. Estou pensando em reforçar esta viga, colando na face inferior, uma chapa de aço a ser dimensionada. Como conheço o momento fletor, a seção e a armadura correta, penso em fazer um calculo de verificação para descobrir a posição da linha neutra e com isto, o braço de alavanca e a tração nas barras de 20 mm. De posse deste esforço de tração, dimensiono a seção transversal da chapa a ser colada na face inferior, para que funcione como armadura e resista sozinha ao momento, ignorando a armadura errada que foi colocada. Qual é a opinião dos colegas? Grato,
Eng. Marinho.

jammarinho
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Fórum E-Civil »

Fórum E-Civil
    Advertising
    Advertising

Responder com Citação

Reforço em viga - Armadura, CA e chapa metálica

IsaacdeCristo » Qui, 18 Set 2014, 08:07

Prezado Marinho,

Creio que a chapa com seção equivalente à armadura correta (3xØ20mm) apenas resolveria o problema da tração da viga(parte inferior), mas acho pouco provável ou mais difícil e dispendioso ligar esta chapa ao concreto, de modo que ela forme um "monobloco" como o é o Concreto Armado em si. Afinal, se assim não for, fica a viga passível de flexionar-se, caso haja esforço que a solicite. Sei que o custo pode ficar alto, e nem sei qual a relevância deste fator na discussão, mas analise a possibilidade de colocar chapa nas laterais da viga, de modo que se resolva a tração e também a flexão da viga.

Boa sorte!

www.isaacdecristo.com.br

IsaacdeCristo
    Colaborador Nível 5
    Colaborador Nível 5

Responder com Citação

jammarinho » Dom, 21 Set 2014, 19:33

Obrigado Isaac por sua opiniao. Vou avaliar a colocacao de chapas nas faces.
      Eng Marinho

jammarinho
      Usuário Nível 1
      Usuário Nível 1

Responder Mensagem

• Tópicos relacionados
          Respostas
          Última Mensagem

Cálculo Estrutural

Enviar Mensagens Novas: Permitido.
        Responder Tópicos: Permitido.
        Editar Mensagens: Proibído.