Como fazer argamassa colante p/ pisos e revestimentos


Responder Mensagem

Como fazer argamassa colante p/ pisos e revestimentos

IsaacdeCristo
postou em Seg, 15 Dez 2014, 11:41
Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

    Antigamente assentávamos pisos e revestimentos com nata de cimento(cimento e água), a receita era apenas deixar as cerâmicas de molho, na água, de um dia para o outro, antes do assentamento. Por exemplo, há 35 anos eu assentei o piso la de casa e até hoje nunca soltou ou rachou sequer uma única pedra(está lá pra quem quiser ver e olhe que eu tinha apenas 14 anos), depois inventaram a argamassa colante. No início desta invenção o preço era razoável, mas hoje em dia está cada vez mais absurdo.

    Semana passa fui orçar uma argamassa para assentar um piso e pasmei com o preço de R$28,00 reais por um saco de 20kG para assentar 3,5 a 4m², segundo o fabricante. Ora, um saco de cimento de 50Kg, na mesma loja custa R$26,00.

    As argamassas colantes são regidas pela NBR-14.081. Peço aos amigos que nos ajude, postando aqui, as melhores composições (cimento, areia e aditivos) para os diversos tipos de argamassas colantes.

    Se fizermos isso e a moda pegar, certamente vão reduzir o preço.

    Obrigado!


    _________________
    Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
    Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
    Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Argamassa para pisos e revestimentos

    mauromarc
    postou em Seg, 26 Jan 2015, 16:31
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 73

      Issac boa tarde,

      Boa tarde, salientando que esse valor é para argamassa colante para porcelanatos (R$28,00/sc). Para pisos ou revestimentos comuns (Via úmida ou seca) o preço do saco não passa de R$8,00.

      Obs. Apenas uma observação.

      Abraços.

      Att

      _________________
      Mauro Marcelo Correa
      Engenheiro Civil
      Cel: (35) 9 9831-9764
      E-Mail:mauro.mcorrea@yahoo.com.br

      Re: Argamassa para pisos e revestimentos

      ramonlmf
      postou em Qua, 28 Jan 2015, 20:50
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 9

        mauromarc escreveu:Issac boa tarde,

        Boa tarde, salientando que esse valor é para argamassa colante para porcelanatos (R$28,00/sc). Para pisos ou revestimentos comuns (Via úmida ou seca) o preço do saco não passa de R$8,00.

        Obs. Apenas uma observação.

        Abraços.

        Att


        Seria o piso sobre piso né... este custa mais caro mesmo aqui na minha região custa em torno de R$32,00!

        Me passa a receita da argamassa caseira

        gisellerocha1@yahoo.com.b
        postou em Seg, 04 Jun 2018, 16:50
        Visitante

          Para começarmos a derrubar essa tese de que só as industrializadas são boas vamos começar a fazer a caseira, pois a casa da minha sogra é perfeita, nunca soltou ela quem está nos insentivando a fazer o tradicional pois é um absurdo o preço que estão cobrando. Só assim eles começarão a baixar, os donos e engenheiros nunca irão aprovar de fato, pois geralmente ganham para derrubar essa tese, mais pensem bem, sempre deu certo e porque não continuar?

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Visitante
          postou em Sex, 20 Jul 2018, 23:23

            Geralmente é uma mistura de areia fina peneirada,mais cal e cimento,mas isso se fazia antigamente quando ainda não existiam o chamado cimentcola.


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Construção civil, discussões gerais