Microdrenagem (Loteamentos)


Responder Mensagem

Microdrenagem (Loteamentos)

kleitonkaza
postou em Qui, 08 Jan 2015, 09:05
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Olá!
    Bom sou novo no forum, caso esteja infringindo alguma regra do forum me desculpem.

    Sou técnico em Edificações, estou tentando elaborar uma planilha para calculo de microdrenagem para um loteamento, porem nao tenho muito conhecimento do assunto, e estou com dificuldades neste ponto, pois, irei elaborar o projeto e o memorial de calculo..
    Alguem de voces teriam uma planilha para elaborar desses calculos e que poderiam me ajudar ?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Microdrenagem (Loteamentos)

    IsaacdeCristo
    postou em Sex, 09 Jan 2015, 13:46
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado KleitonKasa,

      Não entendi muito bem do que realmente você precisa, pois primeiro você deve ter o projeto, cuja incumbência é do arquiteto. Digo isso, porque tem um monte de cálculos, parâmetros urbanísticos, Normas e Leis que devem ser levados em conta durante o desenvolvimento do projeto, acoplado a isso então deve ser desenvolvido o memorial de cálculo, para as diversas fases do projeto, inclusive a microdrenagem.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      kleitonkaza
      postou em Sex, 09 Jan 2015, 23:53
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

        Desculpe, nao consegui expressar minha duvida, estou um pouco louco com isso ja hehe....
        Bom, eu mesmo elaborei todos os projetos do loteamento, conforme plano diretor do muncipio, porém agora estou no projeto de drenagem do mesmo, ate mesmo ja elaborei o projeto, porém, preciso agora dimensionar corretamente as galerias, PVs, Bueiros, Sarjetas, etc...para que também consiga fazer alguns ajustes no projeto se necessário, o projeto eu segui em base com outro projeto semelhante ja feito por um profissional, porém, é diferente, e estou com problemas para elaborar todos os calculos do projeto, dimensionando e etc, e para que logo consiga ja gerar também o memorial de calculo, notei que muitos engenheiros usam planilhas ja formatadas para facilitar o trabalho, não encontrei nenhuma ate o momento, e estou tentando criar uma própria planilha, para isto estou estudando muitas apostilas sobre o assunto, mas em determinados pontos, nao consigo evoluir para conclusão da planilha onde acabo me perdendo...
        Sou tecnico e estou estudando Eng Civil, porém nao tive esta materia ainda na Eng Civil, e no tecnico lembro vagamente alguma coisa, mas era basicamente drenagem residencial (telhados, calhas e terreno)...
        Bom gostaria se possível, caso alguém tenha uma planilha referente a drenagem, talvez alguém também trabalhe neste ramo e faça uso deste meio e poderia me ajudar...

        Obrigado a resposta...

        Microdrenagem (Loteamentos)

        ursula.lacerda
        postou em Sáb, 10 Jan 2015, 17:06
        Usuário Novato | Mensagens: 1

          Olá KleitonKasa,

          Um projeto de drenagem urbana, se for realizado como manda o protocolo, deve levar em consideração uma série de fatores, entre os quais se destacam: topografia, características hidrológicas e o tipo de intervenção antrópica (por exemplo, vias pavimentadas com material betuminoso contribuirão mais para o escoamento superficial do que vias pavimentadas com piso intertravado). Projetos de drenagem são muito subjetivos e podem dar certo para um local e não funcionar para outros. Por isso, acredito que analisar uma planilha já existente não seja a melhor maneira de idealizar esse projeto. O que eu sugiro é que você faça uma pesquisa sobre microdrenagem (acho que você já até fez isso), mas através de outros meios. Eu recomendo um livro chamado Águas de Chuva: Engenharia das Águas Pluviais nas Cidades por Manoel Henrique Botelho. Ele tem uma linguagem bastante didática e apresenta vários modelos de elementos de microdrenagem, incluindo detalhes e cortes de pv's, sarjetas, bocas de lobo, tubos de condução de águas pluviais, etc. Veja se você consegue encontrá-lo na biblioteca da universidade onde você estuda. Além disso, o Instituto de Pesquisas Rodoviárias disponibiliza uma série de materiais, inclusive sobre métodos de dimensionamento de elementos de drenagem para rodovias. Talvez você consiga aproveitar alguma coisa.


          Espero ter ajudado!

          =]

          _________________
          https://blogdaengenhariacivil.wordpress.com/

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          kleitonkaza
          postou em Dom, 11 Jan 2015, 09:17
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

            Obrigado pela ajuda ursula.lacerda!
            Irei procurar o livro que você recomendou,
            Estou pesquisando muito sobre o assunto e vejo que cada vez mais ele me parece complicado e meticuloso, tenho um bom levantamento sobre a área na qual ira ser realizado o loteamento, porém vejo que não é o bastante...
            Na verdade pensei em usar uma planilha ja com as formulas prontas para drenagem, onde eu forneceria os dados que ja tenho do local, para que assim eu consiga fazer os dimensionamentos adequados...
            Agradeço muito a ajuda!
            Abraços

            Projeto de microdrenagem urbana

            mauromarc
            postou em Seg, 26 Jan 2015, 15:31
            Usuário Nível 2 | Mensagens: 73

              kleitonkaza boa tarde,

              Tenho realizado vários projetos de infraestrutura para empresas de loteamentos (Drenagem, terraplenagem, Esgoto, pavimentação, abastecimento de água potável, etc). Todos com memoriais de cálculos e planilhados.

              Me envie um e-mail para conversarmos, caso tenha interesse em trocar idéias sobre o projeto de drenagem.

              Abraços.

              Att

              _________________
              Mauro Marcelo Correa
              Engenheiro Civil
              Cel: (35) 9 9831-9764
              E-Mail:mauro.mcorrea@yahoo.com.br

              kleitonkaza
              postou em Qui, 29 Jan 2015, 22:44
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

                Obrigado assim que possivel lhe enviarei email com duvidas.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem


                Construção civil, discussões gerais