Remover telhado e transformar em área de lazer


Responder Mensagem

Remover telhado e transformar em área de lazer

HSR
postou em Sáb, 24 Jan 2015, 21:05
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boas.

    De antemão informo que não tenho a intenção de construir sem apoio de um engenheiro. Apenas quero informações técnicas para saber se vale a pena seguir e até melhor conhecimento para conversar com o engenheiro.

    Moro no segundo andar de um sobrado. Este sobrado possui um forro com painéis pré moldados (largura de 25cm x 3cm de espessura). Me parece ser H6 pois a espessura total da laje é de 10cm. Logo, 4cm seriam da capa de concreto.
    Sobre o forro, há duas caixas d'água de 1000 litros e o oitão (de alvenaria, com 1,60m de altura) sustentando o telhado.

    O maior vão entre paredes é de 4 metros no sentido da colocação dos painéis pré moldados. Já em profundidade são 16 metros. Logo a área total da laje em questão é de 64m²

    Minha intenção é remover parte do telhado, construir um ambiente de 4 x 4 metros para realocar a lavanderia. Uma das paredes aproveitará o oitão então subirá +1,5 metros de altura. Todas as 4 paredes subirão sobre paredes do andar de baixo. Acima delas colocaria as telhas (romanas) com um forro de PVC (área total de 16m²). Este ambiente terá uma porta para acesso a área externa projetada de 50m² (lazer para as crianças - não haverá cargas amplas. Só três cadeiras, uma mesa, varal de roupas, uma rede na parede, etc). Esta área ficará exposta ao tempo, portanto entendo ter que nivelar piso com caimento, colocar isolante térmico, impermeabilizar e azulejar.

    A caixa d'água não será realocada. Tanque + Máquina de lavar terão ligação direta do encanamento da rua. Há pressão suficiente.

    As perguntas:

    1. As paredes de alvenaria + camada de nivelamento + impermeabilização + azulejos podem comprometer esta laje e/ou sobrado?
    Nota: Uma alternativa é utilizar material mais leve como dry wall. Neste caso três paredes ficarão expostas ao tempo porém serão tratadas e pintadas. É recomendável utilizar ao invés da alvenaria convencional?

    2. Qual o peso aproximado desta carga?

    3. É necessário reforçar a laje?

    4. Embaixo da área de lazer projetada, estão os quartos. Ao remover o telhado, impermeabilizando a laje e colocando isolante térmico, a temperatura aumentará? Pois este pode ser um fator que me faça desistir do projeto.


    Fico no aguardo dos comentários especializados dos colegas.
    Abraços


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising




    Responder Mensagem

    • Tópicos relacionados

    Construção civil, discussões gerais