[dúvida] Radier 10cm ou baldrame tradicional?


Responder Mensagem

[dúvida] Radier 10cm ou baldrame tradicional?

zezaoaraujo
postou em Seg, 06 Abr 2015, 09:07
Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

    Olá amigos!

    Estou iniciando a construção de mais 2 casas térreas com 63m2 (2 dorms, 2 bh, sala e cozinha), o projeto já foi aprovado!

    Desta vez contratei uma empreiteira com CNPJ que até tem engenheiro na equipe, assim a obra será feita bem mais rápida e com prazo a cumprir.

    Fiz a planta com um arquiteto, ele não faz o projeto estrutural, mas me deu várias dicas de como construir com segurança e gastando pouco.

    O empreiteiro me recomendou usar o radier ao invés do baldrame tradicional, pois o meu solo é firme, não tem variação de tipo de terra e a topografia é 100% plana.

    A empresa que contratei não será a a responsável técnica pela obra, embora ela me recomendou (está insistindo) em usar o radier.

    A sugestão do empreiteiro foi fazer a forma, espalhar a brita, colocar uma lona preta (um pouco mais espessa que a original), colocar malha 15x15 e encher tudo com contrato usinado com 10cm de altura. Só isso!

    Nunca usei e nunca vi um radier de perto, apenas em fotos na internet (que pesquisei esse final de semana todo). Achei 10cm muito pouco... e em algumas fotos que achei, os pedreiros ainda colocam uma viga ou treliça nas bordas.

    O arquiteto me recomenda usar o baldrame tradicional com ferro 3/8 e sapatas 40x40 e broca de 1,50m pois o solo é muito firme.

    Na opinião de vocês, devo seguir a recomendação de qual dos dois? Achei 10cm pouco. Mas dizem que radier sai mais em conta, inclusive economiza no contrapiso.

    Muito obrigado!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    [dúvida] Radier 10cm ou baldrame tradicional?

    IsaacdeCristo
    postou em Sex, 17 Abr 2015, 17:46
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Zezão,

      Dizer que o solo é "bem firme" ainda deixa alguma subjetividade para quem não o conhece. Pelas informações dadas, me parece que tanto as baldrames quanto o radier funcionarão bem. Mas pela prática mais usual, o radier é mais indicado para terrenos pouco resistentes.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais