Dimensões da Sapata


Responder Mensagem

Dimensões da Sapata

rgondim
postou em Dom, 10 Mai 2015, 14:32
Usuário Nível 1 | Mensagens: 31

    Tenho um projeto e meu mestre de obras recomendou a construção das sapatas com 50cm de largura, 50cm de comprimento e profundidade aproximada de 1m (a depender das condições do terreno). Acabamos decidindo por amplia para 70cm de largura e 70cm comprimento. O prédio terá dois pisos, a área construída de 7,5m x 15m e as colunas sob as sapatas terão 10cm x 20cm. O engenheiro civil que me orienta aprovou e disse que estava suficiente.

    Minha dúvida é se, sob estas condições, uma sapata de 70cm x 70cm é maior que o necessário, sendo 50cm x 50cm melhor indicado para economia de recursos sem comprometer a segurança.

    Obrigado.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    EngClaudio
    postou em Dom, 10 Mai 2015, 17:49
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 46

      O engenheiro civil deve dimensionar essas sapatas e não o mestre de obras. É muito perigoso construir na base do "achômetro", ou no que muitos chamam de "experiência". Para se dimensionar qualquer estrutura, faz-se uma série de cálculos pra equilibrar custos e segurança.

      Fabio Torres
      postou em Dom, 10 Mai 2015, 18:01
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 116

        Olá rgondim,
        O básico que precisamos saber para pré-dimensionar uma sapata é a tensão admissível do solo as dimensões do pilar e a carga do pilar sobre a sapata.
        Tem esses valores?

        rgondim
        postou em Dom, 10 Mai 2015, 19:03
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 31

          Infelizmente, Fábio, tenho apenas as dimensões dos pilares, que são de 10cm x 20cm.

          Irei procurar imediatamente o engenheiro civil para verificar estas informações.

          Obrigado.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          maxgarder
          postou em Ter, 26 Mai 2015, 14:42
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 10

            A 6122 diz que a menor dimensão em planta de uma fundação rasa deve ser 60 cm.


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Cálculo Estrutural