Emenda de Colunas de Pilares


Responder Mensagem

Emenda de Colunas de Pilares

rgondim
postou em Qui, 21 Mai 2015, 12:19
Usuário Nível 1 | Mensagens: 31

    Tive uma surpresa ao ver que o pedreiro solicitou 3 colunas dos pilares (ferro 3/8") das 15 projetadas em minha obra com 50cm a menos que o necessário para a altura correta do 1º pavimento.
    Indaguei e o mesmo me disse não haver nenhum problema, pois tratava-se apenas de complementar. Assim ele fez: pôs a complementação da coluna dentro da outra, amarrando com ferro cozido e concretando.
    O engenheiro, ao ver, recomendou o uso de colunas inteiras, mas me disse que não teria problema a "falha" ocorrida pois seria imprescindível coluna inteira por pavimento em caso de construção com 3 ou mais pisos.

    Preciso me preocupar com algo?
    Obrigado.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Emenda de Colunas de Pilares

    Pietra
    postou em Dom, 24 Mai 2015, 12:46
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 160

      rgondim escreveu:
      Preciso me preocupar com algo?
      Obrigado.

      Oi RGondim,

      Como foi feita a emenda da armadura (traspasse, solda, luvas)?
      Foi calculado o comprimento de ancoragem previsto na NBR-6118?

      O problema é que os pedreiros sem orientação técnica profissional constroem na base do achismo, e na falsa impressão de experiência, a verdade é essa.

      Para você ter uma ideia, existe toda uma ciência por trás de uma emenda, veja este material:
      http://www.fec.unicamp.br/~almeida/ec802/Vigas/UNESP_Bauru/Ancoragem-04.pdf

      Se você mostrar isso ao seu pedreiro e ele realmente fez todo esse "procedimento" te digo que não precisa se preocupar.
      Agora se ele te disser que fez pela experiência, aí a história é outra, infelizmente.

      _________________
      Arquiteta e Urbanista, e Engenheira Civil.
      Doutorando em Engenharia Urbana

      Emenda de Colunas de Pilares

      IsaacdeCristo
      postou em Sex, 29 Mai 2015, 08:31
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Caro RGondim,

        Como bem disse a Pietra e conforme também disse o engenheiro da obra e ainda considerando que ele instruiu o pedreiro sobre como proceder com a emenda (conforme a NBR-6118) e que ELE É O RESPONSÁVEL TÉCNICO PELA OBRA, creio que não há com o que se preocupar.

        Boa sorte!

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        rgondim
        postou em Dom, 28 Jun 2015, 11:21
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 31

          Obrigado pelo retorno.

          O pedreiro utilizou emenda por traspasse amarrando as barras com ferro pré-cozido.
          As barras são de 4 ferros de 3/8".

          Infelizmente não compreendi como dimensionar o tamanho do transpasse...
          Seria possível, por gentileza, mostrarem um exemplo prático?

          Muito obrigado.

          Obs: Há dois casos que receberam amarração: pilares(vertical) e as cintas (horizontal).
          Ambos coma mesma dimensão: 10cm x 20cm.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem


          Construção civil, discussões gerais