Desagregação superficial do contrapiso


Responder Mensagem

Desagregação superficial do contrapiso

rako
postou em Qui, 23 Jul 2015, 21:35
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Olá a todos,

    Gostaria de saber se é comum o contrapiso soltar uma espécie de pó após a realização do mesmo. Estamos realizando todos os procedimentos corretamente (limpeza da superfície; nivelamento com taliscas; água e cimento espalhados energicamente com vassoura sobre toda a superfície; lançamento da argamassa de contrapiso no traço de 1:3, com aproximadamente 10% de água em volume; compactação da argamassa com soquete de madeira; nivelamento utilizando a régua de alumínio e acabamento final com desempenadeira). No dia posterior a conclusão do trabalho, uma pessoa fica responsável pela conferência dos níveis e por umedecer os ambientes regularizados.

    Venho percebendo que há sempre esfarelamento superficial do contrapiso, principalmente nos dias iniciais após a conclusão do serviço. Gostaria de saber se um aditivo endurecedor de superfície poderia colaborar de maneira eficaz na melhoria do acabamento final, para posterior aplicação de argamassa colante e assentamento de revestimento cerâmico. Nos poucos e pequenos "buracos" formados, uma nata de cimento resolveria?

    Outro caso: em dois apartamentos (os primeiros nos quais o contrapiso foi feito), a desagregação superficial foi relativamente maior. Penso em limpar, lavar, aplicar o aditivo endurecedor de superfície e então regularizar os espaços não preenchidos com nata de cimento ou argamassa de contrapiso. Qual das duas opções seria mais eficaz? Deveria primeiramente aplicar o aditivo ou regularizar os espaços vazios?

    Agradeço desde já a atenção.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Desagregação superficial do contrapiso

    IsaacdeCristo
    postou em Dom, 26 Jul 2015, 01:55
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Rako,

      Isso está me parecendo areia com impurezas orgânicas ou com algum argila. Você tem certeza que a areia está isenta de algum desses produtos indesejáveis? Qual a origem da areia? Se possível poste alguma imagem bem legível, de preferência onde a situação for mais relevante.

      Boa sorte.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais