Dimensionamento de blocos sobre estacas


Responder Mensagem

Dimensionamento de blocos sobre estacas

Alisson Passos
postou em Qui, 13 Ago 2015, 17:02
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    O Eberick vem com suas configurações default, deixando os blocos de fundação superdimensionados com muitas estacas. Deve ser configurado a resistência a compressão, carga horizontal máxima e momento fletor máximo para as estacas. Eu já cacei em vários livros, na internet e só achei a resistência a compressão. Alguém sabe de algum lugar onde eu possar achar a carga horizontal e o momento fletor máximos?

    vlw galera...


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    mabs
    postou em Dom, 16 Ago 2015, 20:35
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 12

      Prezado Alisson,

      Infelizmente as literaturas brasileiras são imensamente pobres em termos de fundações, principalmente quando o assunto é momento e carga horizontal para blocos de coroamento. Na minha opinião deveria considerar no cálculo a carga horizontal e o momento, uma vez que a carga do pilar será transferido para o bloco de coroamento das estacas e posteriormente as próprias estacas. O bloco só funciona para transmitir as cargas dos pilares para as fundações profundas. Para utilizar no eberick esses carregamentos de carga horizontal máxima e momento fletor máximo deverão ser aqueles que podem ser aplicados no topo das estacas e elas consigam resisti-los. Esses deverão ser utilizados para dimensionamento das estacas.


      Responder Mensagem


      Cálculo Estrutural