Vigas para laje piso


Responder Mensagem

Vigas para laje piso

Sandro Aparecido Valeri
postou em Sáb, 29 Ago 2015, 09:34
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Bom dia amigos, sou técnico em edificações, acompanho o fórum a um bom tempo, tenho uma dúvida quanto ao dimensionamento de vigas para apoio de lajes, sei que com o devido dimensionamento, a viga deverá ter altura em torno de 10% do vão, calculando se as respectivas cargas a serem aplicadas. Eis a questão, em minha casa, ja um pouco velha, tenho um vão de 7,00 m x 6,00 m, ode estão s. de estar, cozinha e s. de tv, meio apertados, rs..., e no pavimento de cima, neste mesmo vão, tem um espaço que daria um sótão, devido ao 2º telhado, sem viga á amostra no chão, medi a espessura da laje pelo"furo", existente no ponto de luz, e tem 13 cm, feita de capas cerâmicas.
    Já discuti o assunto com colegas, e gostaria de outras opiniões sobre estas dúvidas:

    - Como construíram a laje, sem viga invertida?
    - Já que tenho o pé direito do telhado superior de 1,70m, inclinando para trás, poderia por umas janelinhas e usar como sala d inverno?
    Queria aproveitar o espaço, mas não quero ter problemas, a pena que não faço a mínima idéia de quem construiu a casa.

    Agradeço suas opiniões, elas reforçarão meu conhecimento, assim como as outras que leio sempre neste fórum !


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Bruno
    postou em Sáb, 29 Ago 2015, 11:50
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

      Hm...aí é "complicado". Às vezes em teoria algo não deveria funcionar, mas na prática funciona por vários fatores que a teoria simplifica em nome da segurança.