Vigas para laje piso


Responder Mensagem

Vigas para laje piso

Sandro Aparecido Valeri
postou em Sáb, 29 Ago 2015, 09:34
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Bom dia amigos, sou técnico em edificações, acompanho o fórum a um bom tempo, tenho uma dúvida quanto ao dimensionamento de vigas para apoio de lajes, sei que com o devido dimensionamento, a viga deverá ter altura em torno de 10% do vão, calculando se as respectivas cargas a serem aplicadas. Eis a questão, em minha casa, ja um pouco velha, tenho um vão de 7,00 m x 6,00 m, ode estão s. de estar, cozinha e s. de tv, meio apertados, rs..., e no pavimento de cima, neste mesmo vão, tem um espaço que daria um sótão, devido ao 2º telhado, sem viga á amostra no chão, medi a espessura da laje pelo"furo", existente no ponto de luz, e tem 13 cm, feita de capas cerâmicas.
    Já discuti o assunto com colegas, e gostaria de outras opiniões sobre estas dúvidas:

    - Como construíram a laje, sem viga invertida?
    - Já que tenho o pé direito do telhado superior de 1,70m, inclinando para trás, poderia por umas janelinhas e usar como sala d inverno?
    Queria aproveitar o espaço, mas não quero ter problemas, a pena que não faço a mínima idéia de quem construiu a casa.

    Agradeço suas opiniões, elas reforçarão meu conhecimento, assim como as outras que leio sempre neste fórum !


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Bruno
    postou em Sáb, 29 Ago 2015, 11:50
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

      Hm...aí é "complicado". Às vezes em teoria algo não deveria funcionar, mas na prática funciona por vários fatores que a teoria simplifica em nome da segurança.

      Antes de mais nada, recomendo procurar um engenheiro (ou até mesmo arquiteto) com experiência nesse tipo de ampliação que você quer da sua região com experiência. Aqui na minha região, depois de fazer dezenas de trabalhos assim se aprende como eram os métodos construtivos de cada época na área e sabe-se quanto se pode reduzir alguns coeficientes de segurança em virtude da experiência de trabalhos prévios. Não recomendo muito ir na conversa só de alguns encarregados ou mestre de obras nesses casos pois mesmo que eles tenham experiência, falta base teórica pra diferenciar um caso do outro.

      Nesse seu caso há algumas possibilidades:

      [list=]Fazer uma prova de cargas segundo a NBR 9607: um profissional ou empresa especializada vai colocar peso na laje e ver o quanto que ela aguenta;
      Reforçar por baixo da laje com perfis metálicos e depois escondê-los com um forro de gesso;
      Reforçar a laje com fibra de carbono (mas eu acredito não compensar financeiramente no seu caso.[/list]

      Se não fizer isso, corre o risco de você ocupar a laje de cima e ela começar a ceder (a velocidade que ela vai ruir é que não temos como saber).

      Abs,

      _________________
      Bruno Gonçalves Faria
      Cálculo Estrutural
      bruno.gfaria@gmail.com


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais