Custo de um sobrado de 190m2 por 115.000 é real?


Responder Mensagem

É possivel construir um sobrado de 190m2 por 115.000?

1
25%
3
75%
0
0%
 
Total de Votos : 4

Custo de um sobrado de 190m2 por 115.000 é real?

josevossjunior
postou em Sex, 22 Mai 2009, 17:07
Usuário Nível 1 | Mensagens: 37

    Estou planejando em fazer um pequeno sobrado de 190m2 (em torno disso), com padrão de acabamento básico, já fiz varias verificações em sites, e este forum parece legal pra isso.
    Alguêm pode me dizer se a especificação e preços abaixo estão dentro do real? Favor gostaria de algumas sugestões/comentários.

    1º Fase
    - Projetos e aprovações
    - Murro/Aterramento
    - Fundação e Alicerces
    - Estruturas
    - Instalação hidráulica
    - Alvenaria, Paredes
    - Cobertura e Telhado
    Total: 65.000,00

    2º Fase
    - Esquadrias
    - Vidros
    - Revestimentos / Acabamentos (forro, paredes, piso)
    - Instalação elétrica
    - Pintura
    Total: 50.000,00

    Custo total médio estimado: 115.000,00


    Abraços,
    José Voss Junior
    Blumenau-SC


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Pietra
    postou em Sex, 22 Mai 2009, 19:01
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 160

      É muito difícil especular algum valor aqui, sem analisar ao menos o projeto arquitetônico. Analisando por cima, acredito que seja um pouco mais que R$ 115.000,00.
      Entra nesse site: http://www.premont.com.br/honorarios2/honor_index.php

      Você pode fazer uma estimativa de custos de projetos e custos totais com base no CUB.

      _________________
      Arquiteta e Urbanista, e Engenheira Civil.
      Doutorando em Engenharia Urbana

      josevossjunior
      postou em Seg, 25 Mai 2009, 09:01
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 37

        Pietra escreveu:É muito difícil especular algum valor aqui, sem analisar ao menos o projeto arquitetônico. Analisando por cima, acredito que seja um pouco mais que R$ 115.000,00.
        Entra nesse site: http://www.premont.com.br/honorarios2/honor_index.php

        Você pode fazer uma estimativa de custos de projetos e custos totais com base no CUB.

        Pietra muito obrigado pelo sua luz, sei que depende de uma série de fatores (projeto,nível, região, acabamento, etc.), no entando quero apenas ter uma idéia de valores, pois não quero ter um susto quando iniciar os projetos e obra, pretendo iniciar em 2010 e finalizar em 2011.
        1. Em relação e 1º fase e a 2º fase estão dentro das porcentagens citadas?
        2. Quanto é um valor aceitavel para uma sobrado com as seguintes caracteristicas?: 2 Quartos, 1 Suite, 2 Salas, 1 escritório, garagem p/ 2 carros, cozinha c/ Copa, Sacadas em algumas partes dp 2º piso, lavação, + 2 banheiros


        Muito obrigado,
        José Voss

        kleber gilo
        postou em Ter, 26 Mai 2009, 14:44
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

          Preço por m², para uma construção padrão médio com cerâmica e azulejo até o preço de R$: 23,00.
          Pintura sobre massa corrida (interno), Textura externa.
          O preço em Alagoas esta entre R$: 850,00/m² a mais de R$: 1000,00/m².

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Arquibald, o arquiteto
          postou em Ter, 26 Mai 2009, 15:15
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

            Olá.
            Uma vez que você ainda não dispõe de projeto, o caminho é mesmo o da estimativa de custo. Notei que você sabe o que quer da casa, mas ainda está estudando o tamanho do passo que vai dar. Nesse caso, sugiro que você consulte http://www.minhacasaviaweb.com.br/custo.aspx (http://www.minhacasaviaweb.com.br/custo.aspx)
            Nessa página você poderá digitar essas informações que já possui e gerar uma estimativa de custo de construção parametrizado, obtendo relatórios do custo de cada um dos serviços que compõem a obra, cada uma das etapas, cada material e tipo de mão de obra com preços atualizados para o seu Estado.
            Esse serviço é pago, mas o preço é bem acessível e você faz download na hora do arquivo eletrônico logo após a confirmação de pagamento.
            Para essa fase de estudo, penso que é a melhor alternativa.
            Além disso, o site apresenta outras páginas nas quais você pode ver idéias para o seu projeto e obter muita informação sobre construção residencial e fazer download de documentos que o ajudarão na obra: cronogramas físico financeiros, minutas de contrato, etc.
            Boa sorte e um abraço.

            Custo de um sobrado de 190m2 por 115.000 é real?

            IsaacdeCristo
            postou em Qui, 04 Jun 2009, 00:16
            Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

              Caro JoseVoosJunior,

              Há pelo menos três padrões para se determinar o valor de uma obra: Popular, Medio e Alto, embora o que determina mesmo o valor da obra é a famosa "Especificação de Materiais e Serviços". Quero dizer com isto que é difícil dizer o valor de uma obra apenas olhando uma fotografia. Mas posso lhe adiantar que uma casa em padrão popular, sem incluir o valor do terreno, custa em torno de R$600,00/metro quadrado, daí se multiplicarmos este valor pela área total da casa em questão o valor ficará na casa de 114.000,00... Por segurança e por via de todas as dúvidas e imprecisões da situação, lhe asseguro que você gastará entre 114 e 140 mil reais.

              Considere no entanto que para se ter um valor exato ou com variação de pelo menos +/-5%, é necessário se ter todos os projetos, bem como a Especificação Sumária de Materiais e Serviços. Neste caso, sua obra pode até ficar mais barata que 114 mil reais. Eu disse, "pode"... não estou afirmando... (rs).


              Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex, 26 Ago 2011, 10:19, num total de 4 vezes
              _________________
              Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
              Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
              Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

              Re: Custo de um sobrado de 190m2 por 115.000 é real?

              josevossjunior
              postou em Qui, 04 Jun 2009, 09:41
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 37

                IsaacdeCristo escreveu:Caro JoseVoosJunior,

                Há pelo menos três padrões para se determinar o valor de uma obra: Popular, Medio e Alto, embora o que determina mesmo o valor da obra é a famosa "Especificação de Materiais e Serviços". Quero dizer com isto que é difícil dizer o valor de uma obra apenas olhando uma fotografia. Mas posso lhe adiantar que uma casa em padrão popular, sem incluir o valor do terreno, custa em torno de R$600,00/metro quadrado, daí se multiplicarmos este valor pela área total da casa em questão o valor ficará na casa de 114.000,00... Por segurança e por via de todas as dúvidas e imprecisões da situação, lhe asseguro que você gastará entre 114 e 140 mil reais.

                Considere no entanto que para se ter um valor exato ou com variação de pelo menos +/-5%, é necessário se ter todos os projetos, bem como a Especificação Sumária de Materiais e Serviços. Neste caso, sua obra pode até ficar mais barata que 114 mil reais. Eu disse, "pode"... não estou afirmando... (rs).


                Caro IsaacdeCristo, muito obrigado pela sua resposta, na verdade estou ainda avaliando minha capacidade e disponibilidade financeira. Mas estou disposto de gastar no máximo algo em torno de 125.000,00 e vou ter que adaptar o projeto para tal. Minha idéia inicial era algo em torno de 190m2, mas agora pelas pesquisas que estou fazendo, acredito que 160m2 está ótimo. Obrigado, José Voss Junior.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                caxiense
                postou em Ter, 23 Jun 2009, 01:09
                Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

                  Considerando que o custo de uma casa popular (sem contar o terreno) fica em torno de R$ 400,00 o m² e de a construção de um sobrado com acabamento básico ficar em torno de R$ 600,00 om m², acredito que com R$ 115.000,00 é suficiente.

                  Projetos = R$ 5.000,00 a R$ 10.000,00
                  Mão-de-obra estrutura básica = R$ 19.000,00
                  Material estrutura básica (2 lajes e paredes) = R$ 30.000,00 (pode variar conforme a fundação)
                  Reboco, textura e pintura = R$ 20.000,00
                  Contra Piso e Piso cerâmico = R$ 6.000,00
                  Aberturas (8 portas + 6 janelas + porta sacada) = R$ 6000,00
                  Material elétrico = R$ 2.000,00
                  Banheiros = R$ 2.000,00
                  Telhado = R$ 5.000,00

                  TOTAL = R$ 100.000,00
                  Considerando que existem outros gastos como calçadas, portão eletronico, grades, etc. O Valor de R$ 115.000,00 se mostra suficiente.

                  Agradeço a todos..

                  josevossjunior
                  postou em Qua, 24 Jun 2009, 00:15
                  Usuário Nível 1 | Mensagens: 37

                    Muito obrigado pelas respostas, Está sendo bem util pra mim!
                    Todas são bem vindas e uteis...
                    Obrigado, José Voss Junior

                    beto
                    postou em Qui, 02 Jul 2009, 19:44
                    Usuário Novato | Mensagens: 1

                      Tô construindo um sobrado com caracteristicas parecidas (210 m2). Para colocar em baixo do telhado, gastei R$ 80.000,00. Pesquisei o preço para tudo. Optei por laje inclinada em vez de madeira, me pareceu mais econômico. Acho que é "possível" fazer por 65.000, como você colocou, mas vai ter que apertar muito. Tu vais te surpreender com preço de coisas que provalvemente nem pensaste, como o aço, por exemplo. Gastei 15 conto, só de aço. Cimento e tijolo é barato. O que acho que está fora, é você prever 50.000 para o restante. Mesmo em obras econômicas, por embaixo do telhado representa 50%. No meu caso, vou gastar mais uns 100 contos. Obs: Na minha suite, não tem banheira. Outra coisa. a não ser que tu tenha muito tempo pra acompanhar a obra, faz empreitado prá não te estressar. Paguei 200 conto por m2. Todos com quem falei e contrataram por hora, acabando pagando mais. Além de se estrassar com o controle das horas.


                      Responder Mensagem


                      Construção civil, discussões gerais