Manual em Portugues CypeCad


Responder Mensagem

Manual em Portugues CypeCad

luisleite
postou em Ter, 02 Jun 2009, 15:06
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boas, Tenho o Manual do Cype 2009 em Português.

    Alguem sabe trabalhar bem em CypeCad?

    Preciso de ajuda urgente.

    lcvleite@hotmail.com

    Obrigado Legal


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Eugênio Vicente Ferreira
    postou em Ter, 02 Jun 2009, 21:34
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

      Luis,

      O Cypecad é um bom programa para dimensionamento e cálculo das estruturas de concreto armado, seus comandos são de fáceis entendimentos o que favorece a agilidade na montagem dos pilares, vigas, laje e outros itens de projeto. Quando se fala em projeto estrutural, sou enfático em afirmar que os programas de cálculos são importantes ferramentas de trabalho, mas o resultado final está diretamente relacionado ao discernimento e sensiibilidade do calculista que tem por obrigação avaliar as interfaces dos projetos assim como a arquitetura, elétrica, hidráulica e demais itens que possam interferir no dimensionamento estrutural.
      Estando de posse dessas informações, o calculista terá condições de indicar ao programa quais são os carregamentos, seções de vigas, pilares, espessuras de laje, vínculos estruturais (quem está engastado em quem) e o mais importante, nunca devemos esquecer as normas que norteiam a nossa profissão.
      Quanto a utilização do programa Cypecad, sugiro a você alguns procedimentos que fiz no início de minha carreira profissional, pode parecer estranho mas foi um excelente complemento ao que aprendi no curso de graduação:

      1 - No Brasil o Cypecad é comercializado pela empresa Multiplus e no site você pode conseguir mais informações a respeito deste e outros programas de engenharia, no local também há informação sobre os cursos à distancia e/ou presenciais, o endereço é www.multiplus.com

      2 - Para aprender a ultilizar o programa observei que o livro Concreto Armado eu te Amo da editora Edgard Blucher, autores Manoel H.C. Botelho e Osvaldemar Marchetti, tem todos os detalhes do cáculo estrutural de um edifício de quatro andares, inclusive fundação; então elaborei a planta do pavimento em formato dwg, transportei-o para o Cypecad e calculei verificando os resultados em comparação com o livro, pilar por pilar, viga por viga, laje por laje, avaliando principalmente a área de aço e a disposição das barras nas estruturas. E para dirimir dúvidas sobre o cálculo, fiz ainda o tradicional, calculei edifício como aprendi na faculdade, foi mais uma surpresa e um importante passo para que eu pudesse compreeder o uso das tabelas e utiliza-las da forma correta, ou seja do meu jeito.

      3 - A mídia de instalação do programa contém arquivos dwg de obras exemplos, calcule-os também.

      Atenciosamente.

      _________________
      Eng. Eugênio
      Email: evf.engenharia@web2go.com.br
      Projetos Estruturais em concreto, aço e
      madeira.


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Programas e apps de construção civil