O problema deste fórum, por favor leiam


Responder Mensagem

O problema deste fórum, por favor leiam

Fabio Torres
postou em Qua, 03 Jun 2009, 12:50
Usuário Nível 3 | Mensagens: 116

    Frequento este fórum há algum tempo, mas noto que de vários meses pra cá o objetivo do fórum (acredito eu) esteja sendo desviado, o que me faz ser pouco participativo.

    Explico: Vemos muitas perguntas de usuários leigos (sem formação na área), do tipo: como eu faço uma laje?, quantos ferros boto numa viga?, etc. Não que eu condene esse tipo de pergunta, mas acontece que usuários leigos com dúvidas fazem perguntas, recebem suas respostas (ou não) mas não respondem outras mensagens (e nem seria adequado).

    O termo "fórum" remete à idéia de discussão... e é isso que seria interessante neste fórum. Tratarmos de assuntos da nossa área entre os profissionais e estudantes.

    Sugiro a criação de um local específico para dúvidas de leigos, por exemplo "Consultório de engenharia" (que foi citado irônicamente em um outro tópico).

    Deixo aí minhas sugestões aos administradores deste.

    Espero comentários dos outros colegas participativos do fórum!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Eng. André
    postou em Qua, 03 Jun 2009, 13:50
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 282

      Concordo Plenamente.

      E reforço a solicitação de criação de um forum para leigos, onde os mesmos podem tirar sua dividas com profissionais que aqui participam.

      _________________
      Eng. André Pinheiro
      ZANOLLIN Soluções Estruturais
      E-mail: eng.andrepinheiro@gmail.com
      Skype: eng.pinheiro
      Fone: 19 3579 5051
      Cel. : 19 97415 7770

      ncis
      postou em Qua, 03 Jun 2009, 15:07
      Usuário Nível 2 | Mensagens: 54

        Particularmente não me importo em responder perguntas de leigos na área, no entanto tem certas coisas que são realmente complicadas (quantos ferros boto numa viga? Confused ).
        Pode até ser criado um fórum só para "consultas" de não-profissionais, mas reforço a cautela que deve-se ter em dar certas orientações a estes usuários. É importante, sempre, em primeira opção sugerir a contratação de um profissional.

        Outra coisa... Esse link "Grupos" aí acima pra que serve? Será que não poderiam criar grupos de usuários como por exemplo; engenheiros, arquitetos, estudantes, etc, e restringir o privilégio para postar em certos fóruns de acordo com o grupo?... sei lá... viajei... só são ideias.

        Eng. Nivaldo

        Lucas
        postou em Qua, 03 Jun 2009, 20:37
        Administrador | Mensagens: 160

          Anotando tudo. Legal

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Leigos e Profissionais...

          IsaacdeCristo
          postou em Qua, 03 Jun 2009, 21:31
          Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

            Prezado Fabio e demais colegas,

            Acredito que a participação do leigo não seja problemas, aliás, conforme sugeriu o amigo, cabe a nós instruirmos para que procure um profissional, pois não vamos aqui ensinar cálculo estrutural ou coisa semelhante...

            Por outro lado acredito que o leigo deve ter sua pergunta respondida com responsabilidade profissional por qualquer um que se disponha a respondê-la. Eu particularmente não ligo em responder e isso não quer dizer que eu ou outro qualquer que se disponha a responder, vai aqui dar aula de cálculo estrutural...

            Acho também que muitos profissionais canalisam as dúvidas dos usuários leigos para oferecerem seus serviços... acho isso uma boa, afinal, se eles vêm aqui é porque querem ajuda de profissinais, e esta ajuda não precisa ser necessariamente gratuita...

            Todavia, a maioria vence...


            Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex, 26 Ago 2011, 10:16, num total de 4 vezes
            _________________
            Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
            Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
            Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            amrmoreira
            postou em Sáb, 27 Jun 2009, 18:21
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 15

              Concordo com algumas coisas da mesma forma que também discordo de outras.
              Muitas vezes é preferivel não responder a certas perguntas para proteção de possíveis erros e mesmo de pessoas, passo a explicar: quando se vê alguém a perguntar "como faço uma laje?" é um risco enorme estar a dar dicas pois a pessoa que pergunta pode omitir dados ou errar (sem intenção) e ao dar uma resposta poderá ocasionar um risco de acidente, causando prejuizos materiais e mesmo pondo pessoas em perigo.

              Sou arquiteto e tenho visto muitas dessas perguntas aqui no forum.

              Felizmente e reparem que sublinhei isso, as respostas do pessoal qualificado a responder, têm sido, até agora, cuidadosas.

              Informações valem ouro!

              lexan
              postou em Qua, 08 Jul 2009, 09:33
              Usuário Novato | Mensagens: 2

                Esse tipo de pergunta " qtos ferros boto numa laje" parece que está banalizando a engenharia civil, coisa como se houvesse uma "receita de bolo" para se fazer uma laje. Nós engenheiros devemos valorizar a nossa profissão e mostrar que por trás da quantidade de ferros numa laje, existe um estudo de cada caso e peça estrutural. Uma informação dessas, com segurança e fundada, vale ouro!

                _________________
                Engenheiro Alexandre M. R.
                TEL.: (79) 9949-3991
                eng.civil.alexandre@uol.com.br
                MSN whimea@hotmail.com
                Orçamentos de obra, Planejamento e Gerenciamento.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                SOLUÇÃO p/ "O problema deste fórum, por favor leiam&

                IsaacdeCristo
                postou em Sáb, 11 Jul 2009, 09:03
                Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

                  Caros amigos,

                  Criei o FÓRUM CONHECENDO OBRAS - Ideal para quem pretende construir ou reformar (http://www.isaacdecristo.com.br), que é para pessoas leigas e profissionais de outras áreas, que precisam se envolver com obras. Peço ajuda aos amigos no sentido de indicar e partiparem do fórum e até oferecerem seus serviços, afinal de contas as pessoas leigas são também nossos clientes de "cada dia".

                  ***
                  Participe do "FÓRUM CONHECENDO OBRAS" (http://www.conhecendoobras.com.br), lá também há respostas para suas perguntas.
                  _________________
                  -Saiba como lidar com profissionais e operários da construção; Economize na compra de materiais;
                  Modelos de contratos e comentários; Tipos de empreitadas e suas vantagens e desvantagens.
                  -Tudo isso e muito mais no livro "Conhecendo Obras".


                  SURPREENDA ENGENHEIROS, ARQUITETOS E MESTRES-DE-OBRAS COM AS DICAS DO LIVRO “CONHECENDO OBRAS"

                  http://www.conhecendoobras.com.br (http://www.conhecendoobras.com.br)


                  Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sáb, 11 Dez 2010, 15:02, num total de 2 vezes
                  _________________
                  Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
                  Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
                  Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

                  crixtiano
                  postou em Sex, 17 Jul 2009, 18:46
                  Usuário Nível 1 | Mensagens: 16

                    Eu acho que participações de leigos aqui no fórum é muito bem-vinda.

                    Como o colega disse acima, é uma boa chance de podermos recomendar uma consulta a um engenheiro ou um arquiteto.

                    Quem dera se as pessoas leigas da minha cidade frequentassem esse fórum. Aqui ainda muitas obras são projetadas por "desenhistas".

                    Através do fórum, o leigo, ainda que iniciando um tópico por uma pergunta fútil, pode aprender muito sobre a necessidade de se contratar um profissional da área.

                    Fórum de engenharia civil sem leigo é a mesma coisa que feira de produtores sem dona-de-casa como clientes de suas hortaliças e frutas. Wink

                    _________________
                    Cristiano Meira Magalhaes
                    Eng. Civil

                    Sérgio Guimarães
                    postou em Qua, 29 Jul 2009, 22:52
                    Usuário Nível 1 | Mensagens: 47

                      É impressionante como ainda existe muita gente que imagina que o serviço de arquitetura e engenharia é para poucos, particularmente acredito que a participação de leigos é a oportunidade que nós profissionais temos para quebrar esse paradigma.


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Construção civil, discussões gerais