Devo retirar coluna?


Responder Mensagem

Devo retirar coluna?

leardini
postou em Qua, 10 Jun 2009, 02:52
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Estou com um problema em uma reforma e peço ajuda dos amigos, minha casa fica acima do nivel da rua 3 metros, embaixo fica a garagem, tenho 6 metros de frente e o vão era de 3 metros, estou retirando uma parede para o vão ficar com 4,50, só que encontrei uma coluna, minha duvida e que se ela é de apoio, a viga de sustentação tem 15x15 achei muito fina, a laje é maciça, tenho uma parede em cima desta viga, a distancia de uma viga a outra é de 3 metros, na outra viga não existe a coluna.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    DEVO RETIRAR COLUNA?

    IsaacdeCristo
    postou em Qua, 10 Jun 2009, 13:12
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Leardini,

      Em princípio, mesmo sem ter uma clara visão de sua obra, acredito que você não deva tirar o pilar, principalmente pelo fato de este ser o apoio de uma viga que, além de ser aparetemente subdimensionada, tem a função de receber a carga da parede que você diz estar sobre ela.

      Por outro lado, nada é melhor do que se ver o problema bem de perto. Muitas vezes vendo o problema, conseguimos solução bem melhor que imaginamos sem ver a obra. Sugiro que você contrate um profissional pra ir até a obra e solucionar o problema.


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex, 26 Ago 2011, 17:00, num total de 3 vezes
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Re: DEVO RETIRAR COLUNA?

      Nando
      postou em Qua, 10 Jun 2009, 21:40
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 135

        leardini escreveu:Estou com um problema em uma reforma e peço ajuda dos amigos, minha casa fica acima do nivel da rua 3 metros, embaixo fica a garagem, tenho 6 metros de frente e o vão era de 3 metros, estou retirando uma parede para o vão ficar com 4,50, só que encontrei uma coluna, minha duvida e que se ela é de apoio, a viga de sustentação tem 15x15 achei muito fina, a laje é maciça, tenho uma parede em cima desta viga, a distancia de uma viga a outra é de 3 metros, na outra viga não existe a coluna.


        Com certeza não deve tirar o pilar.

        DWILDERSON
        postou em Qui, 11 Jun 2009, 13:55
        Usuário Novato | Mensagens: 2

          Nunca retire um pilar sem alguma orientação "in loco" de um profissional da área, mesmo que não apresente risco NÃO TIRE.

          Abraços

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Eng. André
          postou em Qui, 11 Jun 2009, 14:19
          Colaborador Nível 1 | Mensagens: 282

            Antes de fazer qualquer alteração consulte um calculista, peça para ele fazer uma analise da situação, ele pode te dar uma solução viavel e segura.

            atenciosamente:

            _________________
            Eng. André Pinheiro
            ZANOLLIN Soluções Estruturais
            E-mail: eng.andrepinheiro@gmail.com
            Skype: eng.pinheiro
            Fone: 19 3579 5051
            Cel. : 19 97415 7770

            robmag
            postou em Sex, 12 Jun 2009, 09:41
            Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

              Sempre é bom lembrar que os momentos fletores negativos que agem na viga, na região sobre pilares intermediários, geralmente são maiores que os momentos fletores no centro dos vãos das vigas.

              Retirando o pilar intermediário de suporte, iremos inverter esta situação, solicitando fortemente a ferragem existente na parte inferior da viga, que pode não suportar os novos esforços.

              Será grande a possibilidade da viga entrar em colapso.

              _________________
              Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
              Programador LISP para AutoCAD
              www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
              robertomagnani@uol.com.br

              robmag
              postou em Sex, 12 Jun 2009, 09:58
              Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

                Isto vale também em situações inversas, muito comum em reformas de obras.

                Coloca-se um pontalete no meio do vão da viga, em vez de escorá-la por inteiro.

                Este pontalete causará o surgimento de esforços na face superior da viga (momentos negativos), não previstos no dimensioanmento desta região, onde provavelmente existia uma ferragem mínima, fazendo apenas o papel de porta-estribos.

                _________________
                Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
                Programador LISP para AutoCAD
                www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
                robertomagnani@uol.com.br

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem

                • Tópicos relacionados

                Construção civil, discussões gerais