Considerações sobre a redução do IPI - Uma jogada de mestre


Responder Mensagem

Considerações sobre a redução do IPI - Uma jogada de mestre

IsaacdeCristo
postou em Qua, 24 Jun 2009, 18:39
Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

    Uma jogada de mestre, é como qualifico a redução de IPI pelo Governo Federal. Ora, reduzir 10% no IPI, não significa 10% de desconto no preço final do produto, sobretudo quando se fala em produtos componentes de insumos da Construção Civil. Aliás, significa algo real em torno de 2% com muito otimismo, isto quando o revendedor repassa o incentivo.

    Mas as considerações não terminam por aí, nos produtos da linha qualificada como "branca" (geladeiras, fogões, etc) até consegue-se perceber menos acanhadamente o incentivo, uma vez que a redução do imposto incide sobre a totalidade do produto, o que não é verdade, quando falamos de Construção Civil, onde muitos dos produtos relacionados nos 30 grupos de materiais, são apenas componetes juntamente com outros produtos não contemplados no incentivo. Isto faz a redução real no preço final do produto oscilar entre 1 e 2%. Percentuais tão irrisórios perdem em disparada para os descontos já praticados pelos incorporadores, haja vista, não é raro se praticar no mercado descontos de 5 a mais de 10%.

    A grande jogada de mestre feita pelo governo é bom para todo mundo, mesmo quando ele declarado estar deixando de arrecardar milhões de reais, uma vez que a demanda de consumo tem respondido positivamente, muito além das expectativas, a ponto de o prório governo já estar falando em prorrogar o período de incentivo ou até mesmo de deixá-lo perdurar sem limitação de tempo. Já os incorporadores ganham por manter os negócios em andamento, mesmo quando se fala em crise, uma vez que conforme já citei, o desconto final não é nada de anormal para o comércio de um país capitalista.

    Já o consumidor, movido pela idéia de "10% de desconto", num cenário de crise, sente-se comprando a preços menores do que poderiam ser, é como comprar no mesmo preço anterior ao da famingerada crise econômica. Não vou me surpreender se me disserem depois que o governo lançou mãos de assessoria psicologica para empreender tão acertadamente numa situação de crise onde muitas potências econômicas estão à beira da sucumbência.

    Mais uma vez parabéns ao Presidente Lula pela perspicácia de lançar na mesma áurea de crise e de "solução" o programa "Minha casa, Minha Vida" que, ligando a crise à solução, tira de letra frente a tantos chefes de estado, hawardianos, doutores, etc, que já governaram o país anteriormente. Neste contexto, o importante é que o brasleiro está otimista, o presidente recebe elogios de outros chefes de estado e o país adquire divisas frente a outras nações pelo mundo.

    Isaac de Cristo


    Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 13:39, num total de 1 vez

    _________________
    Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
    Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
    Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Considerações sobre a redução do IPI - Uma jogada de mestre

    IsaacdeCristo
    postou em Seg, 21 Mar 2011, 09:53
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Uma jogada de mestre que deu certo no tocante ao "BOOMM" da Construção Civil e até politicamente!!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais