Reservatório Inferior - Desativado



Responder Mensagem
    Responder com Citação

Reservatório Inferior - Desativado

Henrique Tannus » Seg, 30 Nov 2015, 10:16

Pessoal, sou eng., mas não civil, moro em um condomínio de 3 andares, construção um pouco antiga (uns 40 anos) e sem área subterrânea.
O problema é que tem uns 10 anos que desativamos o reservatório inferior de água. O reservatório é subterrâneo, de alvenaria, com uns 30 K L de capacidade e fica no térreo da garagem. o piso em seu entorno é totalmente cimentado e o terreno plano.
Desativamos ele e a bomba dágua, desviando o fornecimento de água da rua direto para a caixa d'agua superior. Para economizar com manutenção e gastos com energia elétrica.

Bom, até aí tudo bem. Mas acontece que, ainda que esteja tudo bem de lá pra cá, estamos começando a ficar preocupados com o futuro do reservatório, já que ele ainda permanece cheio de água.
Me vem na cabeça três opções:

1) Deixar ele como está, cheio de água. Problema que imagino: A ultima impermeabilização feita deve ter uns 25 anos. E tenho receio de começar a infiltrar no terreno com o tempo e danificar a fundação do predio. Como a região é toda coberta com cimento e piso de pedras, não consigo ver uma forma de acompanhar se está havendo ou não infiltração do reservatório no solo.

2) Esvaziar. Problema que imagino: Penso que as paredes do reservatorio foram projetadas considerando as forças incidentes com ele cheio. Se esvaziar, por ser enterrado, não tem risco do peso do terreno romper as paredes devido a ausência da força da água em direção oposta?

3) Caso a solução 2 seja desaconselhada, pensamos em esvaziar e encher completamente o reservatório de terra


Alguém poderia nos dar uma luz?

Obrigado, Henrique


Henrique Tannus
Usuário Novato
 
Mensagens: 1
Registrado em: Segunda-Feira, 30 de Novembro de 2015

    Fórum E-Civil »


    Fórum E-Civil
    Advertising
    Advertising
    Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Abril de 2003



    Responder Mensagem

    • Tópicos relacionados
      Respostas
      Última Mensagem

    Instalações Prediais

    Enviar Mensagens Novas: Permitido.
    Responder Tópicos: Permitido.
    Editar Mensagens: Proibído.
    Excluir Mensagens: Proibído.
    Votar em Enquetes: Proibído.