Pilares em L fechado ou Pilares em Losango


Responder Mensagem

Pilares em L fechado ou Pilares em Losango

fmcunha
postou em Qui, 17 Dez 2015, 11:37
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Ola, gostaria de saber que solução estrutural para um pilar, poderia-se utilizar quando tem-se o encontro de duas vigas formando um angulo menor que 90 graus. Como ilustração da situação tem essa casa, no pilar direito da fachada.
    plantapronta.com.br/projeto/46A/
    Procurando na internet eu já achei que o Eberick possui um modulo para lançamento de pilares em L com angulo variado, mas no desenho desta casa, acredito que o arquiteto tenha pensado em um pilar em forma de "losango" mesmo, pq as dimensões do pilar não são grandes para fazer um L. Enfim procurei e não achei nada sobre. Gostaria de saber de vocês, se ja viram algo parecido em pratica.


    obrigada


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    affacco
    postou em Sex, 18 Dez 2015, 14:40
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

      Sim o Eberick calcula em L com angulo variado. Já passei por cituação parecida com dois tipos de projeto:

      Para estruturas convencionais eu normalmente lanço no Eberick como um pilar em L inclinado mesmo, embora lance com dimensões um pouco maiores (apenas para pegar os esforços que ele tem que suportar e dimensionar a fundação). Ai faço o pilar no SAP2000 (elementos finitos) e coloco as forças atuantes do pior caso que o eberick forneceu. Quando os esforços são pequenos como uma residência simples, como a da foto, dá pra calcular na mão mesmo sem o SAP2000.

      Tive também uma situação parecida em uma estrutura de pré-moldado (este tive que fazer o pilar quadrado e ajeitar com enchimento de argamassa e tela e os consoles inclinados mesmo).

      Na pratica eu faço assim.

      _________________
      facco_aryon08@hotmail.com

      fmcunha
      postou em Qua, 06 Jan 2016, 13:15
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

        Aplauso Aplauso Muito obrigada, affacco. Tirou minha duvida, tbm tive um feedback de um professor que indicou a possibilidade de fazer o pilar quadrado e ajeitar com enchimento, como você falou. Vai de cada caso.
        Valeu pela resposta. Laughing


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural