Duvida com a troca de um quadro de forca mono para tri


Responder Mensagem

Duvida com a troca de um quadro de forca mono para tri

matryx.rj
postou em Ter, 29 Dez 2015, 18:44
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Ola, sou um curioso no assunto da eletricidade e estou trocando o meu medidor de monofásico para trifásico, vou contratar uma pessoa para o trabalho mas eu gostaria de conhecer o assunto para saber se tudo que o profissional me falar esta correto.

    Quadro de forca:
    A minha duvida seria se eu devo dividir quadro de forca por lampadas, tomadas, chuveiro, AR e lavanderia ou por cômodos.

    DR:
    Eu gostaria de por DR, eu devo por um trifásico ou mas de um bifásico? pois ja andei pesquisando e li que o chuveiro que tenho em casa e elétrico de 5500W com resistencia nua e ele poderia dar fulga e o DR desarma.

    DPS:
    Pretendo por um disjuntor trifásico como geral e em seguida o DR e depois os disjuntores menores.
    Minha duvida seria se devo por os DPS antes do geral ou entre o geral e o DR?

    Fio:
    O medidor esta ha + - 20m do quadro de forca, e por causa desta distancia eu devo por uma bitola de fio maior ou devo usar a bitola apropriada para a carga da casa ?

    Des de ja agradesço toda ajuda. Rolling Eyes Rolling Eyes


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    mvalgomes
    postou em Ter, 08 Mar 2016, 15:37
    Usuário Novato | Mensagens: 2

      Quadro de força:
      Sendo apenas uma residência, por norma tanto faz, desde que haja mais de um circuito na casa você pode juntar iluminação e tomadas em um único circuito. Chuveiros, ar condicionados e outros equipamentos especiais, independente do modelo que você adotar, deverão obrigatoriamente ser individuais.

      DR:
      Fica à seu critério colocar 1 DR trifásico para todos ou mono|bi para os equipamentos individuais.

      DPS:
      Vai depender de que você quer se proteger, se de uma carga na rede da rua ou na sua casa.

      Fio:
      20m é considerado pouco para queda de tensão então deve passar tranquilamente.

      Se eu fosse você, contrataria pelo menos um técnico para fazer um esboço de um projeto e te auxiliar, seria muito mais seguro.


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Instalações Prediais