Laje pré-moldada com vibração excessiva.


Responder Mensagem

Laje pré-moldada com vibração excessiva.

Leonardo Pessanha
postou em Sáb, 16 Jan 2016, 21:32
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Estou com um problema numa laje de piso que o pedreiro na obra aqui de casa fez. A laje fica vibrando muito quando se anda sobre ela, justamente onde será a sala (3,5m x 4m), foi o maior vão ( 4 metros ) e nos outros vãos menores vibram bem menos, utilizei laje pré-moldada de tijolo e concreto usinado FCK 20, o pedreiro também passou com umas varas de ferro de 1/4" transversalmente por cima das vigotas espaçadas em 35cm entre elas.

    O técnico da empresa de concreto visitou a obra e calculou a área da laje e já incluiu todos os espaços das vigas e onde iria pegar bastante concreto, deu 67m². Foi um pedido de 6m³ de concreto FCK 20.

    Vi na folha do contrato do concreto o seguinte:

    Área a ser concretada: 67m²
    Volume: 6m³
    FCK: 20
    Brita: 10
    Slump: 1872
    Espessura: 5cm

    Mas segundo meus cálculos deu, 6m³ / 67m² = 0,089m de espessura, botando um erro diga-se que foi uma laje com espessura entre 0,07m ou 7cm a 0,08m ou 8cm. (Meu cálculo está correto?)

    Um amigo meu que entende um pouco de obras falou que ele deveria ter colocado um ferro de 5/16" em X entrelaçando nas vigotas da laje de uma extremidade a outra e amarrando suas terminações nos ferros das colunas para a laje não vibrar tanto, também já ouvi isso de outros pedreiros. Isso confere?

    Isso definitivamente está me tirando o sono!

    Vocês me recomendariam algo que possa ser feito para reduzir esta vibração excessiva na laje?


    Desde já agradeço a atenção! Very Happy


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Laje pré-moldada com vibração excessiva.

    Eng. André
    postou em Ter, 26 Jan 2016, 15:26
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 282

      Leonardo Pessanha escreveu:Estou com um problema numa laje de piso que o pedreiro na obra aqui de casa fez. A laje fica vibrando muito quando se anda sobre ela, justamente onde será a sala (3,5m x 4m), foi o maior vão ( 4 metros ) e nos outros vãos menores vibram bem menos, utilizei laje pré-moldada de tijolo e concreto usinado FCK 20, o pedreiro também passou com umas varas de ferro de 1/4" transversalmente por cima das vigotas espaçadas em 35cm entre elas.

      O técnico da empresa de concreto visitou a obra e calculou a área da laje e já incluiu todos os espaços das vigas e onde iria pegar bastante concreto, deu 67m². Foi um pedido de 6m³ de concreto FCK 20.

      Vi na folha do contrato do concreto o seguinte:

      Área a ser concretada: 67m²
      Volume: 6m³
      FCK: 20
      Brita: 10
      Slump: 1872
      Espessura: 5cm

      Mas segundo meus cálculos deu, 6m³ / 67m² = 0,089m de espessura, botando um erro diga-se que foi uma laje com espessura entre 0,07m ou 7cm a 0,08m ou 8cm. (Meu cálculo está correto?)

      Um amigo meu que entende um pouco de obras falou que ele deveria ter colocado um ferro de 5/16" em X entrelaçando nas vigotas da laje de uma extremidade a outra e amarrando suas terminações nos ferros das colunas para a laje não vibrar tanto, também já ouvi isso de outros pedreiros. Isso confere?

      Isso definitivamente está me tirando o sono!

      Vocês me recomendariam algo que possa ser feito para reduzir esta vibração excessiva na laje?


      Desde já agradeço a atenção! Very Happy



      Caro Leonardo, boa tarde!

      Muito provável que sua laje esteja sofrendo efeitos dinâmicos, isso pode ser ocasionado por dois fatores: esbeltez da lajes e falta de armaduras necessárias para combater flechas. uma solução rápida seria a execução de uma viga metálica de reforço no eixo central da sua laje, isso dividiria o vão e daria mais um ponto de apoio para usa laje.
      Peça para um profissional da área de engenharia estrutural fazer uma visita e dimensionar um reforço que elimine os efeitos de vibrações.

      Atenciosamente:

      _________________
      Eng. André Pinheiro
      ZANOLLIN Soluções Estruturais
      E-mail: eng.andrepinheiro@gmail.com
      Skype: eng.pinheiro
      Fone: 19 3579 5051
      Cel. : 19 97415 7770

      abnermartins
      postou em Ter, 26 Jan 2016, 16:57
      Usuário Nível 2 | Mensagens: 70

        O que o companheiro disse é uma boa solução, passar uma viga metálica sob a laje, e ancorando na estrutura existente.

        Só verificar se a viga ou pilar que será feito a ancoragem irá suportar a carga pontual da reação da viga metálica.

        Verificar se laje na condição atual suporta o momento no negativo devido o novo apoio (viga metálica);

        Utilizar de preferencia ligação rotulada na extremidade da viga metálica com a estrutura de ancoragem para não transmitir momento ao elemento existente;

        Em alguns casos mais críticos, quando a laje está com uma deformada muito alta, é comum utilizar macacos hidráulico para erguer a laje e executar a viga de reforço.

        _________________
        Abner Martins - Engº Calculista de Estruturas Metálicas

        Perfil: https://br.linkedin.com/in/abnermartins


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural