Trabalhar como autônomo ou empresario individual


Responder Mensagem

Trabalhar como autônomo ou empresario individual

fmcunha
postou em Sex, 22 Jan 2016, 16:59
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Ola pessoal,sou engenheira civil e estou começando a trabalhar realizando projetos e gostaria de saber se é melhor cadastrar como autônomo ou como empresario individual. Em muitos sites vejo que seria melhor empresario individual por causa do CNPJ, mas não consigo as informações de qual custa mais caro e qual vale mais a pena. Gostaria de saber de vocês que já trabalham no ramo, por qual vocês optaram.
    Obrigada


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    marcelo fiorin
    postou em Ter, 29 Mar 2016, 09:56
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 73

      O ideal é tu ter um CNPJ, até porque dessa maneira tu consegue prestar serviço para outras empresas, que não costumam contratar autônomos!
      Tendo CNPJ tu vai emitir nota e vai pagar os impostos devidos (IR, PIS, COFINS, CSLL, ISSQN...), o governo é aquele sócio que não faz nada e te toma boa parte do dinheiro ganho, isso sem falar no nosso outro sócio, o CREA, aparece uma vez por ano tomando um bom dinheiro, e ainda quer participar dos serviços com as taxas (ilegais) de ART!!! Smile
      Mas é isso, procura um contador que ele te explica melhor, até porque ainda tem o custo para tu oficializar a empresa, se tiver nota eletrônica na tua cidade tu ainda vai ter que pagar um bom dinheiro todo ano para ter o certificado digital (sem isso tu não emite nota), algumas prefeituras cobram taxa de alvará para empresas que não tem sede, que trabalham home office por exemplo, e ainda tem o custo mensal do contador, pois é tanta coisa para declarar por mês, mesmo sem emitir uma nota, e se tu não declarar qualquer dessas coisas adivinha!!??? A prefeitura vai querer te multar!!!!
      Boa sorte!!!

      _________________
      Engº Marcelo


      Responder Mensagem


      Mercado de Trabalho