Curso de Engenharia a distância


Responder Mensagem

JAS-Designer
postou em Dom, 20 Dez 2009, 00:22
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Ola pessoal sou novo no forum, mas não poderia deixar de dar o meu recado para os infelizes que discordam dos cursos a distancia e acham que isto é coisa atual, parem e olhem um pouco para traz e vejam que quando o TV ou radio de sua casa tinha algum defeito quem o consertava era um tecnico em eletronica formado muitas vezes por uma escola que dava o curso a distancia. A tecnologia da epoca era precaria mas formava bons profissionais perguntem a seus pais. Agora hoje com a evolução tecnologica voces acham que um cursinho de engenharia que possui um conteudo em sua maioria para "encher linguiça" onde a grande maioria dos estudandes vão apenas para fazer festas voces acham impossivel faze-lo a distancia a globalização mundial trouxe tudo para a tela do seu computador pensem grande e sejam mais competitivos mostrando seus valores. Sou engenheiro e arquiteto por sinal fiz os 5 de eng.º e mais 3 de arquitetura.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Olá patlacchi e todos

    davi_eps_udesc
    postou em Qua, 13 Jan 2010, 03:09
    Usuário Novato | Mensagens: 2

      Complementando...

      Concordo plenamente, já é difícil um profissional de universidade pública, tanto estadual quanto federal que os cálculos são ferrados, a vida lá dentro é só estudar e praticar (experiência própria, engenheiro de produção). Sou um dos fundadores de uma empresa junior (sem fins lucrativos) dentro da universidade, colocamos nosso estudo a toda prova, e vemos que é difícil, muito mesmo, adequar a teoria a prática é complexo. Muitos de nossos projetos iniciais tiveram erros graves, e fomos adequando e hoje somos melhores que muitas consultorias de nível profissional que tem visão de lucro, fazemos projetos para grandes empresas, no nosso planejamento inicial era apenas até médias, portanto a mão na massa fala pelo sucesso.

      Eu não entendo o MEC, bem como o patlacchi falou: medicina a distância? já encontram bisturi nas pessoas de médico que fez tudo presencial, imagina com a massa de médicos formados a distância?

      Cursos de gestão e afins onde prevalece apenas o uso de raciocínio, ou seja, da cabeça, até vai a distância, mas engenharia? Se assim já é difícil ter profissionais aptos a desenvolverem projetos de pontes, prédios, estradas, etc. de alta qualidade tanto a curto quanto a longo prazo, Imagina o ensino a distância?

      Engenharia já diz pelo próprio nome. A essência é a prática, a mão na massa, o saber fazer na prática com as mãos. Arregassar as mangas!
      Será que dá pra aprender a distância apenas com teoria e pouca prática?

      Escutando um noticiário, já vi reclamações de cursos presenciais de engenheiros agronomos que nunca botaram a mão em plantas, nem sabem o cheiro de um chorume. Imagina as futuras reclamações de engenheiros a distáncia....

      Minha palavra ao MEC: deveriam pensar melhor nos riscos a longo prazo, ensino a distância é possível sim, porém, devem ser mais rigorosos, como por exemplo as estaduais e federais.

      Uma sugestão, um curso a distância seria possível se a cada semestre o aluno fizesse estágio em uma empresa que tenha haver com a fase e passar no estágio, detalhe, com cobrança dobrada da instituição de ensino.

      Isso já ocorre em federais onde se faz a fase e estágio simultaneo.

      isso pode ser aplicado a distância.

      Mas isso depende do MEC, creio que eles são mais inteligentes do que eu...

      Como dizia Aristóteles: Ensina as crianças para não punir os adultos.

      Ou seja, cobrem destas faculdades para que a política de planejamento urbano das cidades não sofram com mau planejamento, tanto a nível público quanto privado.

      A longo prazo o ensino a distância do jeito que tá vai gerar problemas. Se já ocorre vários problemas com cursos presenciais, imagina a distância.

      Gostaria de parabenizar o patlacchi, devemos expressar nossas reações quando vemos estes tipos de erros de nossos governos.

      Abraços a todos, feliz 2010!

      a todos

      davi_eps_udesc
      postou em Qua, 13 Jan 2010, 03:34
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Olá pessoal,

        Eu não consegui ler todos os comentário, minha intenção não foi desvalorizar ou criticar, mas apenas cutucar o MEC e as instituições EAD.

        O comentário do IsaacdeCristo me chamou muito a atenção, ele tem toda a razão em seu comentário, vai depender muito de cada um.

        Estamos entrando na era do empreendedorismo, onde cada um tem que tirar o que tem de melhor e por em prática.

        Como diz uma passagem de um grande estudioso que eu não lembro do nome: na vida somos pagos em duas moedas, dinheiro e experiência, agarre a experiência o dinheiro virá depois.

        Em alguns comentários vi que as faculdade EAD cobram, mas isso é relativo, isso daria um bom TCC ou monografia pois é muito complexo.

        Um dia desses escutei no rádio, as faculdade publica (estadual e federal) sao mais bem vistas que as outras (privadas)

        Isso esta mudando, hoje depende de cada um, por isso já tem processos trainee (iniciantes profissionais recem saidos da faculdade).

        É a era do empreendedorismo, ou seja, cada um deve dar o melhor de si.

        Porém, vale salientar, será que o Pelé seria o Pelé se tivesse nascido nos EUA por exemplo?

        Minha última opinião é que o ambiente muda as pessoas, se o ambiente cobra as pessoas mudam. O jeitinho brasileiro aos poucos esta se acabando.

        Porém, tudo depende do tamanho do sonho que cada um tem.

        O que eu desejo mesmo de coração é que tanto faculdade pública quanto privada, a distância ou presencial, as pessoas façam por prazer e não pensando no salário que vão ganhar ou muito menos no status.

        Por fim, Estudos revelam isso, pessoas felizes com seu trabalho são felizes na vida, não importando o quanto ganham.

        Se alguém se ofendeu com minhas palavras em nenhum momento eu quiz isso, eu apenas escrevi o que eu penso, o que vi e sugestões para melhorar um pouco do mundo que vivo.

        saudações a todos

        Davi

        Engenharia Civil à distância

        Sérgio Oliveira
        postou em Qui, 11 Mar 2010, 00:01
        Usuário Novato | Mensagens: 1

          Eu faço uma pós-graduação à distância e tenho que estudar muito p/ passar, não é fácil como muitas pessoas imaginam e adiquiri-se muito mais conhecimentos do que no presencial. Porque à distância o aluno tem que pesquisar muito mais e aprender de fato, já no presencial alguns alunos ficam numa carteira de sala de aula enrolando e mitigando potinhos para alcançar as médias para passar!
          Com as tecnologias presentes e promessas futuras a educação à distância é o futuro, quebrará todo os paradgmas, vencerá as bairreiras físicas da sala de aula, preconceitos, discriminações e muitos mais.
          O MEC, que é o órgão máximo da educação, não iria validar este curso se caso não fosse viável, portanto acho que quem não pode ajudar não deve atrapalhar.
          Para finalizar, precisamos de muitos engenheiros para o desenvolvimento do nosso Brasil, pois é sabido que o contigente atual desses profissionais é pequeno, a médio prazo, face a enorme demanda existente, um exemplo é o PAC do Lula, a copa do mundo, as olimpíadas e próprio desenvolvimento nacional.
          Um abraço.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          engenharia

          dias
          postou em Qua, 17 Mar 2010, 12:19
          Usuário Novato | Mensagens: 1

            Fico triste de saber que pessoas que fazem um curso presencial de engenharia se sintam tão superior e com maior grau de inteligência que as que cursam o EAD . Sou estudante de engenharia EAD e tenho presenciado em minha vida profissional com mais de 17 anos de experiência como mestre de obras,Inspetor de Intalações e Supervisor de obras , engenheiros que se quer sabem o que é uma obra , já passaram por minhas mãos mais de 50 estagiários de engenharia civil, mecânica e elétrica de cursos presenciais e nenhum deles se mostrou tão inteligente . Vou dar alguns exemplos de obras que se quer a formação presencial da suporte ou conhecimento profundo do assunto :.Barragem Concreto rolado, Tubulões , caixões, emissários , Hidrelétricas , termoelétricas , ferrovias , rodovias, montagem linha viva etc... estas obras depende muito mais de técnicos, mestres , encarregados , supervisores do que de engenheiros o conhecimento operacional e de execução muitas vezes não é do conhecimento do engenheiro da obra , que vai aprender em loco com os profissionais a sua volta
            Podemos dizer que só com o estágio e a experiência em campo dará a os futuros engenheiros dos cursos presenciais ou EAD condições de apredizagem plena .

            Re: EAD

            pvlsa
            postou em Seg, 29 Mar 2010, 10:24
            Usuário Novato | Mensagens: 1

              Geraldo Neto escreveu:
              mauro.onix escreveu:Sou aluno do CEIT, e tenho a dizer que nao e tao simples, assim, pois o nosso curso tem aulas virtuais, praticas em laboratorio, temos no minimo um final de semana inteiro com aulas e praticas, alem das aulas virtuais durante a semana, com entrega de trabalhos e outras atividades, alem disto a maioria dos alunos,tem um perfil diferenciado, a maioria sao pessoal que ja atuam na area e nao tem mais tempo de ficar 5 anos diariamente sentado em uma sala de aula, mas se dispoem a ficar 5 anos, viajando e estudando, e pequisando para obter respostas.
              Nao se sinta deslavorizado, mas acredito que o sistema EAD, e um complemento.


              Caro colega...
              São exatamentes estes cino anos ,que você menciona que não tem tempo para ficar diariamente sentado em uma cadeira, que formam um engenheiro. Não é só porque este pessoal já atua na área, ou seja são práticos, que tem o direito de equiparar com aqueles que fizeram isto. Vou te dar um exemplo: Um açougueiro sabe muito bem cortar carne, viaja o brasil e começa a ler sobre medicina, depois ele começa a assistir alguns documentários sobre medicina...nem por isso ele é médico, ou você arriscar-se-ia a fazer uma cirurgia com o açougueiro. Da mesma forma é a Engenharia, eu sempre trabalhei e estudei e não foi preciso ficar assitindo telecurso para minha formação. Tambem, fico preocupado com a questão das aulas aos fins de semana, por que se não há tempo util durante a semana para seus estudos será que durante o fim de semana consegue-se absorver todo o conteudo da matéria.
              Como você mesmo diz meu claro, o EAD, é um complemento!



              Sou engenheiro formado pela FEI-SP e pós-graduado pela FGV. Através de anos de experiência tive a oportunidade de conhecer profissionais como nós caro colega, que passaram 5 anos em uma faculdade presencial, que hoje em minha sincera opnião não merecem ostentar o diploma de engenharia.
              Quanto a vossa opnião melhor nem comentá-la. A comparação não foi feliz e muito menos expressou conhecimento sobre o assunto ao qual abordou.
              Futuros colegas... Estudem, aprendam pois um dia serão engenheiros como hoje eu sou.
              E colegas pré-conceituosos o mundo não para, ou nos adequamos ou estamos fora.

              Absurdo

              danielcprado
              postou em Seg, 29 Mar 2010, 11:50
              Usuário Novato | Mensagens: 1

                Pessoal, sou formado em Engenharia pelo método convencional e nem por isso acho que um cara formado pelo método EAD vai ser pior do que eu. Penso que existem muitos "engenheiros" que infelizmente não o são.

                No caso da UNIEBE só tenho a falar bem desta fazuldade, mesmo no EAD pois se vocês verificarem bem no que é nescessário para concluir o curso acho bastante complicado, não é somente ficar sentado no sofá de casa assistindo as aulas, mas tem muitos trabalhos, muitos até que nem vi em meu curso. Acho que eles fazem isso também para ver se os alunos realmente estão estudando. Sei disso pois conheco um colega que rala pra caramba neste cursso e acho que vai tomar "pau" de novo.

                Vamos pensar quantos engenheiros "NAIA" temos no Brasil, e na época dele não tinha EAD.

                Bom é só isso!!!

                Abraços a todos!

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Engenharia civil - EAD

                viviprojetos
                postou em Ter, 13 Abr 2010, 11:58
                Usuário Novato | Mensagens: 1

                  Caríssimos, eu venhoa anos tentando concluir o curso de engenharia civil presencial. Não querendo esnobar, mas sou o tipo de aluna que se prestar atenção na aula vou muito bem nas matérias.

                  O grande problema é que geralmente quando avanço o semestre já está na hora de trocar de obra e acabo me transferindo para outra cidade, com isso, estou a quase 4 anos sem concluir o curso por conta das adaptações que preciso fazer toda vez que troco de universidade.

                  No meu caso, se eu partir para o curso do EAD vai ser a solução, pois tenho interesse, força de vontade e experiência de 12 anos na área de engenharia passando por todos os tipos de obra (viadutos, ferrovias, portos, habitacional, petróleo e gás entre outras).

                  O Engenheiro acima não deve sentir-se envergonhado de que busca um curso legalizado.

                  Sinta-se envergonhado de pessoas que buscam o caminho mais simples, como o de comprar diploma.

                  Sinta-se envergonhado de pessoas que colocam o interesse próprio e o dinehiro acima de tudo, incluindo a segurança do próximo.

                  Sinta-se envergonhado de pessoas que mesmo frequentando a universidade num curso convencional, saiu dela graças a cola.

                  Dessas pessoas temos que sentir vergonha, não de quem busca, mesmo que virtualmente, um diploma e uma certificação não convencional, mas honesta.

                  _________________
                  viviprojetos

                  Re: Curso de Engenharia a distância

                  Lguerra
                  postou em Sáb, 24 Abr 2010, 07:17
                  Usuário Novato | Mensagens: 1

                    Caro colega, faço Engenharia de Produção presencial, e não sou contra as pessoas que estudam nas EAD, você sabe que muitos que estão nas faculdades presencial não se preocupam em estudar, pesquisar em realmente aprender, e nos dias de prova as pescas são grande. Na EAD não existe esse tipo de problema, o aluno realmente tem que aprender para fazer as provas presenciais e com grande fiscalização dos tutores.
                    Quantos formados em presencial são profissionais de péssima qualidade, com isso, não quero dizer que todos são, mas aqueles que vão apenas para ter um diploma no final do curso..

                    Re: CURSOS DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA

                    adri30df
                    postou em Ter, 20 Jul 2010, 14:46
                    Usuário Novato | Mensagens: 1

                      [quote="Reginaldo Gomes Ferreira"][quote="CardoSantos"]Também não acredito na viabilidade de certos cursos operacionalizados "a distância". Certamente, "a distância" do tecnicamente aceitável. Porém, tenho percebido - com pesar - que, tanto os que os defendem, como aqueles que deles discordam têm se manifestado, neste fórum, com lamentável agressão às regras, também minimamente aceitáveis, da boa escrita. Quanto aos defensores - valha-nos Deus -, o português beira a tragédia. Até ali dá para perceber a distância - sem desconhecer o mérito dos que não tiveram oportunidade ou "tempo" para frequentar um curso regular.

                      Entretanto, se a razão é a falta de tempo, não estrague o pouco do que têm. Fiquem com seus bons conhecimentos práticos que - creio - devem ser muitos e bons e abandonem a vaidade de ostentar um diploma vazio - verdadeiro estelionato intelectual.

                      fico pasmo ao ver o tanto que somos atrazados quanto aos outros paises desenvolvidos e vejo porque somos chamados de subdesenvolvidos. enquanto aqui no brasil é novidade o ensino ead nos países ( chamados 1° mundo ) isso já é antigo, cerca de 30 anos. já se foi comprovado que o estudo direto ( corpo a corpo ) professorXaluno so faria diferença aos alunos com algum tipo de deficiencia ou dificuldades no aprendisado pois os alunos normais não precisariam dessa presença por não ter essas dificuldades . Pois vamos lá se um aluno que trabalhou o dia enteiro de forma cansativa quando estiver em uma sala de aula esse vai durmi a aula toda, esse vai aprender nada. Ja um aludo ead vai ter apenas 25% das suas aulas presenciais(aulas práticas) cerca de uma por semana.dia que pode ser consiliado com sua folga (este vai estar descansado) e suas outras aulas 75% e feito em forma de trabalhos, não tem como faze-los dormindo (como as aulas presenciais) e tem nota mínima de 7,5 . depois disso terão provas iguais as dos alunos presenciais e são avaliados pelo mec com geralmente com media B. o que não acontece com faculdades presenciais que chegam, na sua maioria D. Em resumo o aluno EAD tem que ter mais empenho que um aluno presencial . e aprende muito mais pois é forçado a isso.
                      Os brasileiros precisam aprender a aprender melhor so assim veremos que não so no ensino estamos atrazados mas na falta de cultura de ensino. pesquise mais. " o professor é um aluno em constante pesquisa" pense nisso...


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Construção civil, discussões gerais