remoção de parede suportando ultima laje do predio


Responder Mensagem

remoção de parede suportando ultima laje do predio

maria amelia jaeger
postou em Qui, 16 Jul 2009, 06:23
Usuário Novato | Mensagens: 1

    bom dia, comprei um apto de cobertura em um predio de 35 anos de idade. e resolvi retirar uma parede que hipoteticamente seria apoio para a laje que é o piso de meu terraço. Meu arquiteto sugeriu que fosse colocada uma viga de aço para substituir a parede retirada. Escorei a laje, retirei a parede e coloquei a viga. Aparentemente o serviço foi bem feito e nenhuma rachadura foi notada no teto do apto o que indicaria algum movimento de acomodação da laje. Considerando que a laje suportada é o piso de meu terraço e que qualquer "defeito" da substituição somente ocasionaria problemas para meu apto, pergunto se preciso de autorização ou laudo de segurança formal de engenheiro civil. Por favor tenho certa urgencia nas considerações, sugestões e comentarios acerca do assunto. Obrigado


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    remoção de parede suportando ultima laje do predio

    IsaacdeCristo
    postou em Qui, 16 Jul 2009, 10:55
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Cara Maria Amélia;

      Técnica e legalmente para se alterar um projeto ou uma edificação, principalmente quando se refere a ateração que implica em estrutura, esta deve ser autorizada pelo estruturalista que a projetou. Considerando que sua obra já tem bastante tempo, o ideal é que a Sra. consulte um estruturalista que fará a avaliação pertinente. Por outro lado não sei qual foi o procedimento técnico adotado pelo seu arquiteto, é bom consultá-lo quantoa isso - ele deve ter alguma explicação.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


      Responder Mensagem


      Cálculo Estrutural