Acabamento entre viga metálica de reforço e laje


Responder Mensagem

Acabamento entre viga metálica de reforço e laje

Marcelo Monteiro
postou em Seg, 18 Jul 2016, 19:15
Usuário Nível 1 | Mensagens: 9

    Senhores, boa noite.

    Estou acompanhando o trabalho de reforço estrutural em uma casa próxima a minha, pois este tipo de serviço também faz-se necessário em meu imóvel. O serviço está sendo realizado com a construção de pilares de concreto, tanto internos quanto externos ao imóvel e com reforço da suportação da laje com vigas metálicas do tipo I.

    Como o serviço é realizado em imóvel de pessoa conhecida, em uma visita percebi que os quatro pilares de um dos cômodos estão perfeitamente alinhados em sua altura, mas a laje apresenta diferenças de até 15 milímetros de altura em relação a parte superior da viga que foi instalada sobre os pilares e que após o processo de união (soldagem) com a cabeça do pilar, estes espaços (entre viga e laje) foram preenchidos com massa de cimento.

    Fica a pergunta? Este procedimento é o correto? A laje deveria antes ter sido nivelada em sua parte de baixo? Seria necessário outro tipo de trabalho para alinhamento?

    Grato pela atenção dispensada.
    Abraços a todos.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Marcelo Monteiro
    postou em Qua, 20 Jul 2016, 11:09
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 9

      Senhores, bom dia!
      Não sei ao certo de consegui ser claro quanto a questão que levantei, mas o que quis dizer é que devido a um desalinhamento da parte inferior laje (provavelmente quando da montagem das formas) e do seu respectivo emboço, esta ficou em desnível. Quando da colocação da viga de reforço na parte de baixo da laje, foi percebido estas (viga e laje) não se encontravam em toda a extensão da viga. Então, para o reforço não fica desnivelado acompanhando a laje, a viga foi instalada alinhada (horizontal em todo o cômodo) e em todas as áreas onde haviam espaços (entre a viga e laje) estes foram preenchidos com massa de cimento.

      Minha dúvida é se este procedimento está correto, se deveriam ter tirado as irregularidades antes, se é correto mesmo para usar massa de cimento ou um tipo mais específico, em fim, o que fazer nestes casos.

      Grato pela atenção de todos e um grande abraço aos amigos do Fórum.

      Marcelo Monteiro
      postou em Qua, 20 Jul 2016, 11:40
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 9

        Senhores, bom dia.

        Verificando sites e artigos sobre reforma de imóveis, encontrei uma foto que expressa de modo bastante semelhante a questão que busco resposta.

        Como não sei fazer um link direto, copiei o endereço do navegador. Deste modo será necessário copiar e colar.

        Mais uma vez, abraços a todos.

        http://construirmaispormenos.uol.com.br/escm/economia-obra/58/artigo364640-2.asp

        Marcelo Monteiro
        postou em Sáb, 13 Ago 2016, 14:08
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 9

          Senhores do Fórum, boa tarde.

          Agradeço a todas as leituras realizadas. Confesso ter ficado surpreso com o total destas. Não obtive no site respostas para a minha questão, mas vale a intenção.
          Agradeço sempre a oportunidade deste site existir, pois tenho aprendido muito com a leitura periódica de importantes e valiosas orientações.

          Um grande abraço a todos!

          Marcelo Monteiro

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          luiz.adolfo
          postou em Qua, 07 Set 2016, 21:33
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 36

            Boa noite Marcelo,

            Realmente as questões levantadas no fórum não costumam atrair a atenção dos usuários. O mesmo possui muitos tópicos de propaganda, o que desanima bastante as discussões entre os engenheiros.

            Quanto a sua pergunta, já tive a oportunidade de acompanhar a execução de um reforço estrutural com viga metálica, conforme descrito na sua situação. Geralmente tal situação se apresenta quando existe uma parede de alvenaria que dá apoio à uma laje, e na necessidade de remoção da mesma, é necessário algum reforço para apoio da mesma.

            Na minha situação não ocorreu uma diferença grande como a mencionada na sua situação, mas ainda assim adotamos a utilização de graute para uma total aderência entre as duas superfícies e uma correta transferência de esforços entre a laje e a viga metálica.

            No meu caso, a solução adotada atendeu à todas as expectativas e não ocorreu nenhuma situação não prevista em projeto.

            É interessante também atentar-se para a ligação metálica entre a viga metálica e o pilar de concreto, com um correto dimensionamento.

            Quando terminar sua obra/projeto, volte ao fórum para compartilhar suas experiências.

            _________________
            Atenciosamente,

            Luiz Adolfo de Carvalho Junior
            Engenheiro Civil


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Cálculo Estrutural