Dúvidas na parte prática de trabalho sobre corrosão metálica


Responder Mensagem

Dúvidas na parte prática de trabalho sobre corrosão metálica

Sumerio
postou em Ter, 06 Set 2016, 10:14
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá!

    Preciso que algum revisor técnico especializado na área de manutenção industrial, mecânica, com conhecimento avançado em estruturas metálicas e de ferro ou corrosão mesmo, pois estou fazendo trabalho de diplomação com este assunto.

    Gostaria de saber quais poderiam ser os tópicos (assuntos) a serem seguidos no meu trabalho de diplomação.
    Tenho mais ou menos uma linha que poderíamos seguir. Estou com algumas dúvidas na parte prática.

    A parte teórica a seguir já fiz:

    REFERENCIAL TEÓRICO
    CORROSÃO
    Definição da Corrosão
    Importância
    Formas de Corrosão
    Mecanismos Básicos de Corrosão
    Mecanismo químico
    Mecanismo eletroquímico
    Meios corrosivos
    Atmosfera
    Umidade relativa
    Substâncias poluentes
    Inibidores de corrosão
    Revestimentos: limpeza e preparo de superfícies
    Meios de remoção
    Limpeza por ação química
    Limpeza por ação mecânica
    Limpeza por meio de jateamento abrasivo
    Revestimentos metálicos
    Revestimentos não metálicos inorgânicos
    Revestimentos não-metálicos orgânicos – tintas e polímeros
    Mecanismos básicos de proteção
    Processos de pintura


    A seguir a parte prática, tenho uma breve noção mas não sei se está correta:
    MATERIAIS E MÉTODOS
    Descrição da granja de suínos
    Estrutura metálica utilizada
    Tipo de soldagem utilizada
    Fatores ambientais da região
    Influência dos dejetos dos animais
    Ph da água
    Alimentação dos animais

    - Problemas identificados no local
    Aplicação de materiais em campo para teste
    Aplicação de revestimentos e inibidores contra corrosão

    RESULTADOS
    Detalhamento e resultados dos testes realizados
    Descrição dos procedimentos para solução do problema

    Abaixo segue um detalhamento desses pontos que talvez deverei seguir: ANÁLISES E PROCEDIMENTOS PRÁTICOS
    Descrever o local onde é feita a análise, os materiais e estruturas utilizadas e os tipos de fatores que podem afetar as baias provocando a corrosão.

    DESCRIÇÃO DA GRANJA
    O estudo em questão busca fazer melhorias nas estruturas metálicas utilizadas na granja de suínos, que atua no ramo de criação de leitões há mais de 20 anos.

    ESTRUTURA METÁLICA UTILIZADA
    A estrutura metálica utilizada para o confinamento e alojamento das matrizes e proles é do tipo ferro em barras. A estrutura tem mais de 20 anos

    5.2.1 TIPO DE SOLDAGEM UTILIZADA
    A soldagem é do tipo...

    FATORES AMBIENTAIS DA REGIÃO.
    5.3.1 Temperatura ambiente
    A natureza eletroquímica da corrosão leva a formas diversas de agressão. Estas são determinadas pela sucessão de uma série de fatores ambientais, mecânicas e geométricas. 
    Já uma reação eletroquímica, ou reação ao ambiente úmido, está presente em ambientes onde existem líquidos, por meio pulverizados ou imersos.
    Os processos de corrosão de materiais tendem a tornar o estado dos metais mais estável termodinamicamente por sua combinação com substâncias no ambiente, particularmente com o oxigênio. Trata-se de um estado em que as matérias foram transformadas através do processo metalúrgico de extração e refino, por meio do fornecimento de produtos químicos, elétricos ou de trabalho de calor.
    O relevo do município de São Lourenco do Oeste constitui-se em um planalto acidentado, tendo como bioma predominante a Mata Atlântica e clima subtropical, com temperatura média anual de 22°C. estando a 895 metros acima do nível do mar.

    5.3.2 Umidade relativa
    Em Chapecó, por exemplo, a Umidade relativa do ar compensada é de 73,5%. Isso quer dizer que no oeste catarinense, onde se localiza a cidade de São Lourenço do Oeste, a umidade do ar é alta.

    5.3.3 Temperatura e ph da água
    A temperatura e ph da água disponibilizada para os animais pode influencia no processo de corrosão, onde esse material entra em contato com as estruturas metálicas...

    INFLUÊNCIA DOS DEJETOS DOS ANIMAIS
    Os dejetos suínos, como as fezes e urina, influenciam diretamente na aceleração da ação corrosiva das estruturas de metal...

    ALIMENTAÇÃO DOS ANIMAIS
    Os animais são alimentados com rações concentradas de núcleos proteicos e vitamínicos que são despejados juntamente com água, para melhor manejo de trato. É frequente o derramamento da ração no momento da alimentação dos suínos nas estruturas de metal próximas ao coxo de trato. Por isso, essa estrutura acaba se deteriorando com o tempo....

    ANÁLISE DAS BAIAS DE FERRO
    BARRAS EM CONTATO COM DEJETOS
    BARRAS EM CONTATO COM RESTOS DE RAÇÃO E ÁGUA
    BARRAS EM CONTATO COM A TERRA
    BARRAS EM CONTATO COM O CONCRETO
    BARRAS COM SOLDA


    Se puderem dar uma olhada e me repassar se seriam esses assuntos a tratar ou se precisar colocar ou retirar algum ponto.

    Aguardo repostas de auxílio.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising




    Responder Mensagem

    • Tópicos relacionados

    Construção civil, discussões gerais