Precificação de Projetos


Responder Mensagem

Precificação de Projetos

Debora Lemos
postou em Sáb, 10 Set 2016, 14:57
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa tarde,

    Gostaria de saber como é feita a precificação de projetos de engenharia civil, como por exemplo um projeto arquitetônico o hidrossanitário. Sei que algumas empresas se utilizam da metragem da obra, outras das horas trabalhadas, mas quais seriam os métodos mais comuns e os mais inovadores no mercado para precificar um projeto? Existem planilhas elaboradas para isso?

    Peço que, se possível, entrem em contato comigo pelo email flemosdebora@gmail.com

    Obrigada!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    evandromiqueletto@hotmail
    postou em Qui, 15 Set 2016, 10:17
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

      Olá Debora, a precificação de serviços prestados na minha opinião deve seguir a ética da nossa profissão, principalmente tomando o cuidado de depreciar nossa classe.
      O próprio CREA de cada estado possuem tabelas ou link's de entidades de classes fornecendo honorários para te-lo como base nos seus preços, mas pessoalmente, indico principalmente bons livros para você: Orçamento na construção civil de Maçahico Tisaka, editora PINI e Negociar e Vender serviços de Eng./Arq. de Ênio Padilha, editora 893.

      Dúvidas, estou a disposição.

      _________________
      Eng. Civil Evandro Miqueletto

      Precificação de Projetos

      IsaacdeCristo
      postou em Dom, 09 Out 2016, 18:58
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Caro Evandro,

        Você pode cobrar em hora técnica ou adotar o percentual de 8 a 10% sobre o valor da obra. Esse percentual é para todos os projetos (Comumente Arquitetura, Estrutural, Instalações ). A variação fica por conta da complexidade do projeto, tal como variará caso seja cobrado em hora técnica. Tudo isso sem se falar em crise. Pois nesse aspecto tenho visto profissionais aceitando preços bem abaixo do "convencional".

        Boa sorte!

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        Jhoyos
        postou em Sex, 14 Out 2016, 19:12
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

          Voce pode Entrar no site do CREA do seu estado e verificar a tabela referente a honorários que são conhecidos em HPT (hora padrão técnica) e outros percentuais de valores de todos os serviços de todas as engenharias.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          marcelo fiorin
          postou em Sex, 03 Fev 2017, 09:22
          Usuário Nível 2 | Mensagens: 73

            Projetos de Engenharia são bem complicados de orçar, não se encontra muita informação sobre preços referenciais e as empresas costumam ter critérios obscuros para precificar esses serviços.

            O SENGE possui planilhas de honorários, mas tem que cuidar pois os valores dessas planilhas acabam ficando muito acima da média de mercado, desse jeito tu vai acabar perdendo o serviço para um concorrente.

            Tu também pode ir atrás de editais de licitação para elaboração de projetos, ali tu vai ter uma base dos preços de mercado, é uma alternativa válida mas deve-se cuidar sempre a data-base do orçamento.

            O ideal mesmo é tu levantar teus custos, ver tua equipe, horas trabalhadas, equipamentos que tu vai ter de utilizar, materiais (impressões, plotagens, cópias, computadores, etc), deslocamento, dentre outros.

            É a melhor maneira de se chegar em um preço justo, dessa maneira tu vai ter a certeza de que o valor que tu cobrou vai cobrir todos teus custos e ainda garantir tua margem de lucro, o que tu não consegue utilizando algum referencial de preço, nesses caso podem ocorrer imprevistos que te façam perder dinheiro, eu considero bem arriscado na realidade.

            Enfim, boa sorte!

            _________________
            Engº Marcelo


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Construção civil, discussões gerais