Dicas para um eng. recem formado

Responder Mensagem
    Responder com Citação

Dicas para um eng. recem formado

Sd7 » Seg, 24 Out 2016, 13:03

Bom dia, meus caros colegas.

Este é meu primeiro post aqui no forum, portanto qualquer erro no local de postagem, ja lhes peço as devidas desculpas.

Bom, minha situação é a seguinte. Me formei a dois meses em engenharia civil. Durante meu período de formação tive a oportunidade de estagiar em um escritório de calculo estrutural ( o que me despertou muito interesse na área), durante um curto prazo (6~7 meses).

Durante a fase final, aproveitei o fato de ter um parente proximo engenheiro civil, e passei a acompanhar (porem, devido a estar morando a uma certa distancia, sem tanta frequencia) obras com o mesmo.

Agora, apesar de até estar à procura emprego na área, estou tendo a oportunidade de trabalhar, POR CONTA, em um escritório, porém eventualmente tendo o acompanhamento/consultoria deste parente engenheiro. Meu interesse futuro é trabalhar na parte de cálculo estrutural, então, buscaria enfatizar nisto.

Sendo assim gostaria de saber: é possivel que na minha situação, que isso dê de certa forma certo? Vocês poderiam me indicar o que posso fazer paralelamente pra aprimorar meus conhecimentos na parte estrutural? (cursos, livros, especializações...)

Desde já, MUITO OBRIGADO, e desculpe lhes incomdar!

Sd7
Usuário Novato

Fórum E-Civil »

Fórum E-Civil
    Advertising
    Advertising

Responder com Citação

Acompanhando

belan.taioba » Sex, 30 Jun 2017, 15:32

Sei que nao deveria reviver o topico mas gostaria de acompanhar

belan.taioba
    Usuário Nível 1
    Usuário Nível 1

Responder com Citação

GilbertoRocha » Sex, 14 Jul 2017, 08:46

Eu aprendi no método "Pegar no tranco", no quarto ano da faculdade "estagiei" em uma empresa de estruturas, e comecei a calcular, tirando dúvidas com professores e colegas.
      Por estagiar, entenda "você se forma em 2 anos, precisa de estágio, e nós precisamos alguém que saiba calcular, mas não estamos dispostos a pagar um engenheiro"

Tente fazer todo o processo, e você vai perceber onde estão suas falhas.

Encontre a planta de um prédio, tente calcular ele por conta própria, a mão, para entender o que está calculando. Calcule as lajes, vigas, pilares, fundações. Faça a mesma coisa com um pavilhão metálico, mezanino, ponte, caixas de água etc...

Se perdeu na parte de lajes? Encontre as tabelas de czerny. Se perdeu nas cargas de vento? baixe e leia a NBR 6123.

Recomendo pelo menos dar uma olhada na NBR 6118, NBR6120, NBR8800.

Existem canais no youtube sobre cálculo estrutural, Ex: Olídio Volpato.

Teste calcular uma viga com vão de 5m e carga de 20kN/m(ou outra configuração) com diferentes alturas e larguras, para descobrir flecha, armadura, etc... calcule o custo de cada opção.

Tente montar planilhas no excel, ou programar um software que faça cálculos, se utilizar um software profissional, verifique se os resultados são similares.

GilbertoRocha
      Moderador
      Moderador

Responder Mensagem

• Tópicos relacionados
          Respostas
          Última Mensagem

Discussões Gerais

Enviar Mensagens Novas: Permitido.
        Responder Tópicos: Permitido.
        Editar Mensagens: Proibído.
        Excluir Mensagens: Proibído.