Dicas para um eng. recem formado


Responder Mensagem

Dicas para um eng. recem formado

Sd7
postou em Seg, 24 Out 2016, 13:03
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Bom dia, meus caros colegas.

    Este é meu primeiro post aqui no forum, portanto qualquer erro no local de postagem, ja lhes peço as devidas desculpas.

    Bom, minha situação é a seguinte. Me formei a dois meses em engenharia civil. Durante meu período de formação tive a oportunidade de estagiar em um escritório de calculo estrutural ( o que me despertou muito interesse na área), durante um curto prazo (6~7 meses).

    Durante a fase final, aproveitei o fato de ter um parente proximo engenheiro civil, e passei a acompanhar (porem, devido a estar morando a uma certa distancia, sem tanta frequencia) obras com o mesmo.

    Agora, apesar de até estar à procura emprego na área, estou tendo a oportunidade de trabalhar, POR CONTA, em um escritório, porém eventualmente tendo o acompanhamento/consultoria deste parente engenheiro. Meu interesse futuro é trabalhar na parte de cálculo estrutural, então, buscaria enfatizar nisto.

    Sendo assim gostaria de saber: é possivel que na minha situação, que isso dê de certa forma certo? Vocês poderiam me indicar o que posso fazer paralelamente pra aprimorar meus conhecimentos na parte estrutural? (cursos, livros, especializações...)


    Desde já, MUITO OBRIGADO, e desculpe lhes incomdar!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Acompanhando

    belan.taioba
    postou em Sex, 30 Jun 2017, 15:32
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

      Sei que nao deveria reviver o topico mas gostaria de acompanhar

      GilbertoRocha
      postou em Sex, 14 Jul 2017, 08:46
      Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

        Eu aprendi no método "Pegar no tranco", no quarto ano da faculdade "estagiei" em uma empresa de estruturas, e comecei a calcular, tirando dúvidas com professores e colegas.
        Por estagiar, entenda "você se forma em 2 anos, precisa de estágio, e nós precisamos alguém que saiba calcular, mas não estamos dispostos a pagar um engenheiro"

        Tente fazer todo o processo, e você vai perceber onde estão suas falhas.

        Encontre a planta de um prédio, tente calcular ele por conta própria, a mão, para entender o que está calculando. Calcule as lajes, vigas, pilares, fundações. Faça a mesma coisa com um pavilhão metálico, mezanino, ponte, caixas de água etc...

        Se perdeu na parte de lajes? Encontre as tabelas de czerny. Se perdeu nas cargas de vento? baixe e leia a NBR 6123.

        Recomendo pelo menos dar uma olhada na NBR 6118, NBR6120, NBR8800.

        Existem canais no youtube sobre cálculo estrutural, Ex: Olídio Volpato.

        Teste calcular uma viga com vão de 5m e carga de 20kN/m(ou outra configuração) com diferentes alturas e larguras, para descobrir flecha, armadura, etc... calcule o custo de cada opção.

        Tente montar planilhas no excel, ou programar um software que faça cálculos, se utilizar um software profissional, verifique se os resultados são similares.


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais