Fundação em declive


Responder Mensagem

Fundação em declive

admbrunolemos
postou em Qui, 24 Nov 2016, 08:29
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Olá pessoal sou novo aqui no fórum não sou engenheiro muito menos pedreiro, mas estudo muito á respeito, então segue abaixo meu caso:

    Desenhei a planta da minha casa pro meu terreno que mede 8x30, então quando fui comprar observei que ele tem um desnível de 10cm para cada metro de seu comprimento, tendo o inicio como marcação em "zero" no fundo alcança três metros de altura, ou seja um declive de 10%, a principio a planta original teria 2 pavimentos um térreo e um primeiro andar, porém com esse desnível pensei em fazer uma área no subsolo ao fundo como um terraço ou uma garagem extra, talvez até um outro quarto, porém eis a minha dúvida que tipo de fundação usar neste terreno?

    Li em algumas apostilas de edificações que seria a fundação direta rasa no link abaixo:

    http://image.slidesharecdn.com/aulafundao2016-160519192734/95/aula-sobre-fundao-2016-17-638.jpg

    Baseado no modelo acima tentei desenhar no sketchup um modelo 3d que segue o link abaixo:



    Gostaria de saber se fazendo a fundação assim terei resistência para os 2 pavimentos na frente e mais este pavimento ao fundo que contaria como um 3º pavimento na parte de trás da casa
    Smile

    PS: copie o link e cole no navegador pois não posso postar links devido ao meu ranking de usuário (normas do forum)


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Fabiano
    postou em Qui, 24 Nov 2016, 17:48
    Moderador Global | Mensagens: 387

      Olá admbrunolemos,

      Você pode usar o mesmo tipo de fundação que iria usar no projeto inicial, porém, como existe a adição de um novo pavimento, obviamente existe um aumento nas cargas desta fundação e pilares. As sapatas e pilares devem ser redimensionados na área que receberá um novo pavimento.
      A grosso modo essas sapatas vão ser mais largas e ligeiramente mais altas.

      Note que não há como saber se essa estrutura será segura se não houver um projeto estrutural feito pelo engenheiro civil.

      qualquer dúvida é só postar!

      admbrunolemos
      postou em Sex, 25 Nov 2016, 09:47
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Queria mesmo era saber o calculo para essa estrutura tô fuçando aqui na internet mas está meio confuso e não tenho como assistir videos no youtube aqui no serviço mas já estou baixando alguns, seria ótimo orientação de um profissional mas infelizmente uma consultoria desse tipo demanda tempo e tempo é dinheiro e esse tal desse dinheiro ta difícil, por isso estou estudando sobre o assunto para que a fundação fique bem resistente depois de pronto o projeto que darei inicio a obra

        Fundação em declive

        IsaacdeCristo
        postou em Qua, 28 Dez 2016, 08:27
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Prezado Bruno,

          Sua obra não é simples e se você não quiser GASTAR MUITO MAIS do que os honorários profissionais de arquiteto e engenheiro, contrate-os. Pois sua obra necessita de tais serviços.

          Boa sorte!

          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem


          Construção civil, discussões gerais