Contrapiso ou "Prontilaje"


Responder Mensagem

Contrapiso ou "Prontilaje"

MarcosDC
postou em Sáb, 11 Mar 2017, 15:44
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Olá!
    Estou construindo uma casa de dois pisos, e combinamos com arquiteto e equipe de pedreiros que seria feito "Prontilaje" logo no primeiro andar (térreo), visto que as vigas de baldrame estariam acima do nível do solo (vigas de 40 cm). Após alguns dias de trabalho na obra, devido a necessidade de escavar parte das vigas de baldrame (de um lado do terreno), arquiteto e pedreiros sugeriram fazer preenchimento com brita (20 cm) e um CONTRAPISO, não mais "Prontilaje", pois diminuiria o valor da execução. Será passado manta asfáltica na vigas de baldrame e impermeabilizante Igol 2 (sika).

    Minha dúvida é, com este processo de construção do contrapiso elimino risco de umidade após no piso e paredes? Antes na "Prontilaje" o piso iria ficar "oco", e agora estou receoso quanto ao contrapiso.

    Desde já agradeço contribuições e sugestões.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    marvinbett
    postou em Seg, 13 Mar 2017, 22:31
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 10

      Ola MarcosDC

      Minha dúvida é, com este processo de construção do contrapiso elimino risco de umidade após no piso e paredes? Antes na "Prontilaje" o piso iria ficar "oco", e agora estou receoso quanto ao contrapiso.

      Primeiramente não conheço o método da prontilaje, mas vamos lá: Na verdade você fará um piso de concreto após a execução das vigas baldrame, método muito utilizado nas obras em geral.

      Se o terreno não apresentar grandes problemas de umidade faça a correta impermeabilização das vigas baldrame, tanto na parte superior quanto nas laterais. A camada de brita funcionará como um isolante entre o solo e contrapiso, você ainda pode utilizar uma lona plástica entre a brita e o piso. Qual revestimento utilizará ? as cerâmicas, principalmente os porcelanatos seria uma boa alternativa, pois apresentam baixa permeabilidade.


      Att,

      MarcosDC
      postou em Seg, 13 Mar 2017, 22:39
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        A Prontilaje é como uma laje, onde o piso ficaria "oco" por baixo. Colocasse as vigotas, aqueles "tijolinhos" entre as vigotas e depois é colocado concreto por cima... Desculpe se não uso os termos mais adequados.

        Visitante
        postou em Dom, 16 Jul 2017, 23:34

          Marcos você conseguiu fazer a prontilage, queria saber como.faz

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem


          Construção civil, discussões gerais