Engastar laje em balanço em viga já concretada


Responder Mensagem
    Responder com Citação

Engastar laje em balanço em viga já concretada

Eng. Marco Hansen
postou em Seg, 17 Abr 2017, 11:49
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Bom Dia,

    Estou realizando um projeto de uma sala comercial. Posteriormente, o cliente deseja subir um pavimento para a construção de um apartamento. Dessa forma, o cálculo estrutural da sala comercial já está sendo efetuado considerando a carga futura aplicada pelo apartamento. Porém, é desejo do cliente a execução de uma sacada em balanço para o apartamento. Existe algum método capaz de engastar a laje em balanço na viga já concretada para a execução de uma varanda em balanço? Quebrar a viga e faze-la novamente não é possível, pois a laje da sala comercial estará apoiada na viga.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



      Responder com Citação

    Laje em balanço engastada na viga

    Engº Zwarg
    postou em Seg, 03 Dez 2018, 15:23
    Visitante

      Sim, é possível, faz uma laje maciça.
      Primeiramente você faz a armação das lajes considerando a armadura positiva e negativa engastada na viga, como se fosse uma malha ou, como dizem, um coroamento.
      Não esqueça de considerar o cobrimento da ferragem: se a espessura da laje for de 10 cm faça um furo de cima pra baixo com 2,5 cm e outro de baixo para cima com 2,5, ficando uma distância de 5 cm entre os furos. A distância entre os furos na longitudinal devem ser de no máximo 15 cm e a profundidade de 10 cm. Cole as ferragens nos furos com compound para fixa-las.
      Depois faça a caixaria com madeira, o escoramento e preencha com concreto (recomendo o FCK 25 ou maior). Isso tudo acompanhado do projeto estrutural elaborado por um profissional habilitado e acompanhado da NBR 6118.


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Cálculo Estrutural