Dimensionamento Sapatas, Pilares e Vigas - Casa 2 Andares


Responder Mensagem

Dimensionamento Sapatas, Pilares e Vigas - Casa 2 Andares

ROVER
postou em Seg, 15 Mai 2017, 16:34
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá Boa Tarde.
    Nós próximos meses estarei construindo uma casa (meu pedreiro, é claro) de dois andares. Em primeiro momento farei somente a parte de cima, ou seja, sobre pilotis. Destaco inicialmente que sou leigo em construção civil e mais ainda em Cálculo Estrutural, então posso descrever situações que podem gritar aos ouvidos dos calculistas. Também, ressalto que estou contratando um Engenheiro para tal e estou apenas pensando de como poderá ser, visto que eu mesmo desenhei a casa no cad.
    A casa terá 90 m², sendo a grosso modo 9 x 10 metros. O solo não é de cascalho mas também não é argiloso. Foi retirada uma camada de 50 cm de solo na escavação para deixar nivelado. Ou seja, o húmus foi todo removido, ficando a terra sem raízes e pura. As sapatas penso em algo de 1 x 1 metro, profundidade de 50 cm com ferragens de 10 mm todas cruzadas (gaiola).
    Serão 15 pilares (pela planta que eu mesmo rabisquei), de 15 x 25 cm, com 4 ferros de 10 mm e estribos de 5 mm a cada 20 cm. As vigas serão concretadas juntamente com a laje sendo altura total de 30 cm (20 cm é o que ficará aparecendo embaixo da laje). Nas vigas serão 2 ferros embaixo de 10 mm e 4 em cima de 8 mm, com estribos de 5 mm a cada 20 cm. Nenhuma viga terá mais de 3 metros de comprimento.
    O teto do segundo piso não será laje, apenas forro de pvc. O concreto das sapatas e dos pilares será feito na obra com betoneira, no traço 1:3:3. A laje será H8 e concretada juntamente com as vigas, utilizando concreto usinado do caminhão.
    Gostaria da opinião de Vocês quanto ao tamanho das sapatas, pilares e vigas (se possuem as medidas mínimas exigidas) e quanto à quantidade e tamanho das ferragens.
    OBS: Pretendo daqui uns dois anos fechar a parte de baixo. As vigas que ficarão no solo onde vão subir as paredes precisam ser feitas já? Ou posso furar os pilares e colocar a ferragem quando for fazê-las? Ressalto que não gostaria de deixar ferros expostos já pois é perigoso.
    AGRADEÇO ao auxílio. Abraços.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising




    Responder Mensagem


    Cálculo Estrutural