Orçamento de uma obra não convencional


Responder Mensagem

Orçamento de uma obra não convencional

Jezreel Levy Alves Duarte
postou em Seg, 05 Jun 2017, 13:12
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Estou fazendo um orçamento para o meu TCC, a obra não é convencional. É um canal de água circulante, um projeto para ensaios de protótipos de embarcações e turbinas,será feito todo em concreto armado com dimensões de 29x6x3m e 15 cm de espessura das paredes e todo preenchido por água.

    Vou orçamentar dois modelos, um de forma mais simples e o outro fazendo o dimensionamento para depois fazer a orçamentação.

    A duvida é, neste primeiro modelo mais simples, eu já fiz o levantamento do quantitativo de concreto (90,5 m³) e de forma (205 m² de compensado), mas falta realizar o quantitativo do aço.

    Por ser uma estrutura bastante peculiar será que tem como eu usar a taxa de aço que os livros recomendam para edifícios de 80 a 90 kg de aço/m³ de concreto ????? Shocked Confused Confused


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Nereu
    postou em Qui, 08 Jun 2017, 10:14
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 108

      Olá Jezreel, bem vindo!
      Pode sim, a não ser que você encontre alguma recomendação em norma específica para o tipo de obra que você vai orçar, o que desconheço. Faça os dois modelos de orçamento, simples e dimensionado e compare. Não haverá grande diferença. Mas você pode colocar uma justificativa no seu TCC para os resultados orçados, isto não gera um erro no seu trabalho, ok?

      Jezreel Levy Alves Duarte
      postou em Sáb, 10 Jun 2017, 10:22
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

        Nereu escreveu:Olá Jezreel, bem vindo!
        Pode sim, a não ser que você encontre alguma recomendação em norma específica para o tipo de obra que você vai orçar, o que desconheço. Faça os dois modelos de orçamento, simples e dimensionado e compare. Não haverá grande diferença. Mas você pode colocar uma justificativa no seu TCC para os resultados orçados, isto não gera um erro no seu trabalho, ok?


        Eu li em um livro que para fazer essas estruturas precisa usar estruturas semelhantes já orçadas... Ai eu fui com o meu orientador do TCC, e ele me passou um dimensionamento de um reservatório, realizei os cálculos (Quantidade de aço/volume de concreto) e constatei que a taxa de aço para as paredes foi de 150kg/m³ de concreto...

        Nereu
        postou em Ter, 13 Jun 2017, 15:12
        Usuário Nível 3 | Mensagens: 108

          Sim, a proposta de se basear em estruturas semelhantes já orçadas é válida e é o caminho mais seguro. A diferença entre os 80/90 para os 150kg/m³ da taxa de aço que você obteve no cálculo do reservatório não pode ser ignorada, é muito grande. Procure por projetos de estruturas semelhantes e conduza seu trabalho baseado nisto. Boa Sorte!

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais