Responsabilidade em as built


Responder Mensagem

Responsabilidade em as built

Lu MMM
postou em Seg, 12 Jun 2017, 12:51
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá,
    Não tenho muita experiencia em engenharia ainda. Recentemente um cliente orçou um projeto estrutural comigo e depois informou que a obra já estava em andamento na fase de alvenaria. Pensei de propor um projeto de as buit estrutural apenas com a locação e dimensões do pilares e vigas. Mas ai surgiu uma dúvida: qual a responsabilidade de uma pessoa em um projeto de as built estrutural? Mesmo a estrutura estando executada, eu teria alguma responsabilidade como calculista pelo o que foi feito ou essa responsabilidade seria do arquiteto que tem executado a obra sem projeto? Eu teria a obrigação de calcular a obra e indicar reforços ou poderia fazer um as buit apenas com a locação e dimensões?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Responsabilidade em as built

    Nereu
    postou em Ter, 13 Jun 2017, 14:43
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 108

      Lu MMM escreveu:Mas ai surgiu uma dúvida: qual a responsabilidade de uma pessoa em um projeto de as built estrutural? Mesmo a estrutura estando executada, eu teria alguma responsabilidade como calculista pelo o que foi feito ou essa responsabilidade seria do arquiteto que tem executado a obra sem projeto?


      Para simplificar: você assume a responsabilidade total de um as built. É entendido que, você, como engenheiro do projeto estrutural as built, tem total capacidade de verificar os erros cometidos pelo arquiteto (ou profissional que seja) e corrigi-los em um as built e consequentemente assumi-los.

      Lu MMM escreveu:Eu teria a obrigação de calcular a obra e indicar reforços ou poderia fazer um as buit apenas com a locação e dimensões?


      Da mesma forma que você faria com o projeto estrutural normal.


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais