Pedreiro desformou o pilar apenas 12 horas depois de encher


Responder Mensagem

Pedreiro desformou o pilar apenas 12 horas depois de encher

Rodrigo Garcia
postou em Qui, 29 Jun 2017, 18:31
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Boa tarde a todos. Minha dúvida é em relação ao tempo de cura do concreto. Aconteceu o seguinte:

    O pedreiro aqui em casa estava enchendo as colunas, e, depois de 4 horas ele havia lembrado que errou na altura do pilar central. Ao tirar o concreto excedente para normalizar a altura, ele sacudiu bastante esse pilar. Isso pode ter o abalado, visto que foram apenas 4 horas que ele havia sido enchido?

    Além disso, o pedreiro desformou esse pilar 7 horas da manhã do outro dia. Ou seja, o pilar ficou apenas das 5 horas da tarde até 7 horas da manhã com a forma. Isso também poderia tirar a resistência desse pilar? Após a desforma desse pilar, não havia nenhum tipo de rachadura ou trinca nele, muito pelo contrário, o pilar estava visivelmente bonito e em bom estado.

    Estou com essas dúvidas porque quero subir um segundo pavimento acima desse pilar, mas fiquei com receio, pois, com esses problemas, não sei se o pilar ficou fraco. Já existe a laje do primeiro pavimento nesse pilar. Abaixo vou dar algumas informações "técnicas" sobre o pilar:

    Tamanho: 9x30
    Altura: 2,60 m de viga baldrame à viga aérea
    Foram utilizados 6 ferros 3/8.
    Os estribos utilizados foram o de 5.0. Não lembro ao certo se estão de 15 em 15 cm ou 17 em 17 cm.
    Para o concreto foi utilizado a medida 3x1. Não é concreto usinado.

    Já trouxemos dois Engenheiros e houve discrepância entre eles. Um disse que não há problema algum mesmo o pedreiro ter desformado a coluna em 12 horas. Já outro disse que pode ocorrer um problema sim e teríamos que fazer um reforço nesse pilar. Ficamos na dúvida. Agradeço desde já a atenção de todos.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    grayol
    postou em Seg, 03 Jul 2017, 12:09
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 95

      Você em itálico, eu em negrito

      Boa tarde a todos.
      Olá

      Minha dúvida é em relação ao tempo de cura do concreto.
      Vide NBR 14931 vigente

      Aconteceu o seguinte:

      O pedreiro aqui em casa estava enchendo as colunas, e, depois de 4 horas ele havia lembrado que errou na altura do pilar central.
      Friso-lhe que colunas não se confundem com pilares. Para todos os fins, considerarei, neste, que ambos são pilares.

      Ao tirar o concreto excedente para normalizar a altura, ele sacudiu bastante esse pilar. Isso pode ter o abalado, visto que foram apenas 4 horas que ele havia sido enchido?
      Pelo descrito, o pilar executado excedeu a altura de projeto, e foi arrasado com um método que incomodou o cliente. Isso PODE ter abalado o pilar? Sim. O método foi errado? Não é possível dizer, visto que apenas foi informada uma impressão do cliente. Não há dados técnicos que subsidiem tal resposta.

      Além disso, o pedreiro desformou esse pilar 7 horas da manhã do outro dia. Ou seja, o pilar ficou apenas das 5 horas da tarde até 7 horas da manhã com a forma. Isso também poderia tirar a resistência desse pilar?
      Sim. Se deu bem precocemente a desforma do pilar, o que pode levá-lo a movimento/deformação, o que pode levar a "tirar a resistência desse pilar".

      Após a desforma desse pilar, não havia nenhum tipo de rachadura ou trinca nele, muito pelo contrário, o pilar estava visivelmente bonito e em bom estado.
      Ótimo, mas isso só indica que não houve erro de adensamento.

      Estou com essas dúvidas porque quero subir um segundo pavimento acima desse pilar, mas fiquei com receio, pois, com esses problemas, não sei se o pilar ficou fraco.
      Idem. Não obstante a eventualmente "o pilar ficar fraco", o mesmo ainda pode ser adequado para a carga prevista, visto que nem esta e nem a resistência do pilar foram informados.

      Já existe a laje do primeiro pavimento nesse pilar. Abaixo vou dar algumas informações "técnicas" sobre o pilar:

      Tamanho: 9x30

      sobressai o fato de que o pilar possui dimensão inadequada

      Altura: 2,60 m de viga baldrame à viga aérea
      Foram utilizados 6 ferros 3/8.
      Os estribos utilizados foram o de 5.0. Não lembro ao certo se estão de 15 em 15 cm ou 17 em 17 cm.

      com as dimensões informadas no pilar, o estribo deveria estar espaçado em 9cm.

      Para o concreto foi utilizado a medida 3x1. Não é concreto usinado.
      o que é isso? Traço? 3x1 o quê? Traço se dá C:A:B:a (Cimento, Areia, Brita, relação da água)

      Já trouxemos dois Engenheiros e houve discrepância entre eles.
      O que for responsável pela sua obra, conforme ART, responde. Qualquer outro caso é irrelevante.

      Um disse que não há problema algum mesmo o pedreiro ter desformado a coluna em 12 horas.
      Já outro disse que pode ocorrer um problema sim e teríamos que fazer um reforço nesse pilar.

      Vide comentário supra

      Ficamos na dúvida. Agradeço desde já a atenção de todos.
      Idem. A falta de informações relevantes à análise me impede de lhe fornecer auxílio adequado. No entanto, sobressai, assim como na maioria absoluta das discussões neste fórum, que a sua obra é uma autoconstrução, sem responsável técnico, sem projeto adequado, sem ensaios, sem cumprimento de lei, etc., de forma que o acaso e o enleio de desconhecidos na internet são o vosso pastor. Só um profissional devidamente contratado pode lhe dar efetivo auxílio.

      Desforma do pilar

      Rodrigo Garcia
      postou em Ter, 04 Jul 2017, 12:40
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

        Desde já agradeço pela sua resposta, mas acredito que você não entendeu a pergunta. A obra tem acompanhamento de Engenheiro, e não foi o Engenheiro que errou na desforma do pilar, mas sim o "pedreiro". Muito me surpreendeu na sua resposta não saber o que é um traço de concreto 3x1. Vou lhe explicar: São dois carrinhos de brita por dois carrinhos de areia grossa por um saco de cimento. É o concreto mais usado na construção civil.

        O meu Engenheiro disse que não tem problema, mas mesmo assim fiquei em dúvida. Chamei outro Engenheiro que me disse que pode ter um problema sim, pois a desforma do pilar foi muito precoce. Então decidi perguntar nesse site. Se tiver algum Engenheiro que possa me responder agradeço desde já.

        Desforma do pilar

        Rodrigo Garcia
        postou em Ter, 04 Jul 2017, 13:32
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

          Observação: Na minha construção há vários tipos de dimensão de pilares. Exemplo: Há pilares de 20x30, 14x30 e 12x30 dependendo dos cômodos. Esse pilar que deu problema tinha dimensão de 12x30, que foi a dimensão que o Engenheiro calculou. O pedreiro errou na dimensão desse pilar, fazendo a forma com 9x30. Infelizmente nesse mesmo pilar houve a desforma precoce, cerca de 12 horas após o enchimento de concreto. Por favor, se algum Engenheiro puder me dar alguma informação desde já agradeço.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Re: Desforma do pilar

          abnermartins
          postou em Ter, 04 Jul 2017, 18:09
          Usuário Nível 2 | Mensagens: 70

            Rodrigo Garcia escreveu:Observação: Na minha construção há vários tipos de dimensão de pilares. Exemplo: Há pilares de 20x30, 14x30 e 12x30 dependendo dos cômodos. Esse pilar que deu problema tinha dimensão de 12x30, que foi a dimensão que o Engenheiro calculou. O pedreiro errou na dimensão desse pilar, fazendo a forma com 9x30. Infelizmente nesse mesmo pilar houve a desforma precoce, cerca de 12 horas após o enchimento de concreto. Por favor, se algum Engenheiro puder me dar alguma informação desde já agradeço.


            Olá Rodrigo,

            Somente uma observação, a NBR 6118:2014, prevê que a largura mínima de pilares é 14cm.

            Abaixo:

            "Posteriormente em sua revisão de 2003 a norma manteve 12 cm como a menor dimensão permitida para pilares, indicando um coeficiente de ajuste de γn = 1,35 para solicitações finais de cálculo.

            Ou seja, era 10 cm, depois 12 cm e agora 14 cm. A explicação para isso é que a ABNT (comissão) entende que não se pode garantir a segurança do ponto de vista probabilístico, para pilar com dimensão inferior a 14 cm. E tem uma certa razão, uma vez que quanto menor o elemento maior a chance de ocorrer desvios de toda sorte. Por isso se usa o γn, que segundo a norma, trata-se de um coeficiente de ajuste de γf que considera o aumento da probabilidade de ocorrer desvios significantes na construção de elementos menores. Isso implica diretamente na esbeltez do elemento e no fenômeno da flambagem. Outro aspecto que contribui para as dimensões mínimas são os cobrimentos das armaduras e estes estão ligados diretamente a durabilidade."

            Fonte: https://pt.linkedin.com/pulse/voc%C3%AA-sabe-qual-dimens%C3%A3o-m%C3%ADnima-de-um-pilar-diego-rojas

            _________________
            Abner Martins - Engº Calculista de Estruturas Metálicas

            Perfil: https://br.linkedin.com/in/abnermartins


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Construção civil, discussões gerais