Pedido ajuda (cálculo carregamento laje)


Responder Mensagem

Pedido ajuda (cálculo carregamento laje)

reveal
postou em Qua, 26 Jul 2017, 13:14
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boas pessoal.

    Estou a pensar em colocar uma piscina insuflável num terraço que tenho, em que por baixo está uma casa de arrumos dividida em 2 divisões. As paredes exteriores são de 20cm, já com reboco, e as interiores são de 15cm, não rebocadas, todas de tijolo. Em cada canto tem pilares de 20x20cm, com viga ao centro e pilar a meio vão, sendo as medidas do terraço de 8.50x8.50m

    Interiormente, são apenas 2 paredes, fazendo uma divisão (parte esquerda da imagem, em cima). A laje é de ~13cm, com betão feito em obra. Os pilares são de 20x20, sendo que só tenho confirmado o interior, supondo apenas os outros. Esta estrutura terá ~20anos, não sabendo mais sobre as armaduras nas lajes, pilares ou fundações.

    A piscina é para ficar por cima desta "estrutura", leva ~7.500 de água (é de 3.66x0.76, sensivelmente). Nesse terraço não tem mais nenhuma sobrecarga. A minha questão é em termos de segurança, será que a "estrutura" aguenta!?

    Nota: Não consigo postar imagem devido ao meu ranking, mas posso enviar link por PM

    Obrigado


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Visitante
    postou em Seg, 31 Jul 2017, 13:31

      Lajes residenciais são calculadas para resistir uma sobrecarga de 150 a 200kgf/m².
      Uma piscina com 75cm de água tem carga de 750kgf/m²

      Visitante
      postou em Ter, 01 Ago 2017, 06:22

        Anonymous escreveu:Lajes residenciais são calculadas para resistir uma sobrecarga de 150 a 200kgf/m².
        Uma piscina com 75cm de água tem carga de 750kgf/m²


        Neste caso não houve cálculo algum, não foi feito por nenhum engenheiro. O betão até foi feito em obra...

        GilbertoRocha
        postou em Ter, 01 Ago 2017, 07:37
        Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

          Anonymous escreveu:
          Anonymous escreveu:Lajes residenciais são calculadas para resistir uma sobrecarga de 150 a 200kgf/m².
          Uma piscina com 75cm de água tem carga de 750kgf/m²


          Neste caso não houve cálculo algum, não foi feito por nenhum engenheiro. O betão até foi feito em obra...


          Eu sou engenheiro, e em algumas obras que projeto e dimensiono, o betão/concreto é feito em obra, nada impede que se calcule esse tipo de obra.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Cálculo Estrutural